Hábitos comuns que você pode estar cometendo que prejudicam a vida útil das pastilhas de freio do seu carro
Saiba como manter a vida útil da pastilha de freio em bom estado!
A pastilha de freio é um componente essencial para garantir a sua segurança e a boa dirigibilidade do carro. Contudo, existem alguns comportamentos que prejudicam a vida útil das pastilhas.
A seguir, o Garagem360 revela quais são eles e o que fazer para manter esse item em bom estado. Acompanhe!
O que desgasta a pastilha do freio?
-
Carga transportada pelo veículo;
-
Motoristas que passam por vias que têm aquela rotina de anda e para;
-
Pisada funda no pedal do freio ao chegar próximo ao farol vermelho;
-
Freada intensa ao se aproximar de um obstáculo.
De acordo com Marcelo Mello, consultor técnico da Fras-le, a forma como o condutor freia impacta diretamente no desgaste dos componentes.
“Quanto mais força, maior o desgaste. Por isso, o ideal é antecipar a frenagem e ser mais suave ao pisar no pedal”, explica.
Leia também:
-
Para ficar em alerta: o que não te falaram sobre a revisão do sistema de freio
-
Fiat Fastback e Pulse Abarth usam freio a tambor atrás, mas por que?
É perigoso andar com a pastilha de freio gasta?
Sim. As pastilhas são fundamentais porque estão posicionadas na ponta do sistema de frenagem. Elas são responsáveis diretamente por fazer o veículo parar. Quando estão desgastadas, podem causar graves acidentes.
Como saber se a pastilha de freio está ruim?
Os ruídos na rodas são os sinais mais evidentes de que a pastilha de freio não está em boas condições. Nos carros mais modernos, sensores eletrônicos informam quando esse elemento está desgastado.
“Os barulhos podem indicar o fim da vida útil das pastilhas que são compostas por materiais que geram atrito e capacidade de lubrificação e ficam presos a uma chapa. Quando a pastilha gasta completamente, essa chapa encosta no disco de freio causando um ruído alto e desagradável, sinalizando a imediata troca da peça antes que afete o disco.”, explica o especialista.
Como aumentar a vida útil da pastilha de freio?
Além de mudar o comportamento no trânsito, evitando freadas intensas ao se aproximar de obstáculos, manter a regulagem da pastilha é fundamental para aumentar a sua vida útil.
“Os veículos com sistema de freio a tambor devem estar sempre regulados, caso contrário, a frenagem é transmitida excessivamente para o eixo dianteiro causando o desgaste”, explica Mello.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas e tudo que interfere na vida útil do seu automóvel. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe e para garantir a sua segurança na pista.
Leia também: Alerta caminhoneiros: como evitar superaquecimento dos freio