Habilitação passa a ser obrigatória para ciclomotores

A partir de hoje, dia 1 de junho, passa a ser obrigatório portar habilitação para a condução de ciclomotores, também conhecidos como “cinquentinhas”, em todo o território nacional. Quem for flagrado sem o documento poderá ser multado por cometer infração gravíssima (sete pontos na carteira), além de ter que pagar o valor de R$ 574,62 e ter o modelo apreendido.

Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que todo veículo automotor para transitar em via pública dever ser licenciado e conduzido por um cidadão habilitado. No caso dos ciclomotores, o condutor tem de portar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “A”, a mesma válida para motos.

Ainda de acordo com a entidade, o que mudou é que, por determinação judicial, a responsabilidade de registrar os ciclomotores, que antes era dos municípios, passou a ser do estado por meio de seus órgãos executivos de trânsito – os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran).

O prazo para os condutores e os proprietários de ciclomotores regularizarem sua situação se encerrou ontem, dia 31 de maio, conforme consta na deliberação 147 do Denatran. Assinada em 2 de março de 2016, essa regulamentação foi a que estabeleceu as mudanças.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA