Há 100 anos, Mitsubishi produzia seu primeiro veículo de passeio

Notícias 24 de agosto de 2017 Da Redação, com assessoria 0

A montadora Mitsubishi completa 100 anos em 2017. A história de empresa começou em agosto de 1917, quando a primeira unidade do veículo de passeio Model A foi produzida em uma pequena fábrica no interior do Japão.

LEIA MAIS: Volkswagen Kombi vai voltar com motor elétrico; veja a evolução da ‘velha senhora’ no Brasil e no mundo
Mitsubishi Eclipse Cross chega ao Brasil em 2018; relembre a transformação do esportivo em SUV

O motor foi construído em ferro fundido. Tinha 4 cilindros, a gasolina, 35 cavalos e atingia a velocidade máxima de 30 km/h. O veículo também era equipado com faróis com lâmpadas a gás e usava uma buzina de acionamento manual movida a ar. Sua estrutura era formada por painéis de aço envernizado montados em molduras de madeira.

O interior foi projetado por construtores com experiência em carruagens, que utilizaram cipreste branco no acabamento. Os detalhes usavam materiais luxuosos para a época, como lã especial de fabricação inglesa.

Em 1937, a montadora japonesa criou o PX-33, primeiro automóvel de passeio do país com tração nas quatro rodas – na época, essa tecnologia só era usada em veículos pesados e de carga. O carro de quatro portas da marca dos três diamantes trazia luxo, conforto e resistência para transportar membros do governo japonês em zonas de guerra e de difícil acesso. Nascia ali o embrião do Pajero Full.