GWM transfere bilhões para mercado automotivo brasileiro; entenda

A GMW, marca chinesa, está com planos de investir no mercado automotivo brasileiro através de um novo polo industrial, entenda o caso.

A montadora chinesa Great Wall Motors, ou, então, simplesmente GWM, está com planos de investir no mercado automotivo brasileiro. No caso, através da instalação de sua fábrica em território nacional.

O fato se pela pela Índia – país em que a marca ia investir bilhões com a instalação de um novo polo industrial ter atrasado os prazos de confirmação. Dessa forma, o Brasil é o país mais promissor para substituí-lo. Os investimentos estão na casa do US$ 1 bilhão. Entenda!

GMW Haval em exposição (Foto: Divulgação / Haval)

Bilhões em investimentos são transferidos para o mercado automotivo brasileiro

Para aumentar ainda mais as expectativas, a GWM já tem até mesmo um estado em vista, trata-se do Ceará. Isso porque, em junho, o secretário de Relações Internacionais do Estado, Cesar Augusto Ribeiro, esteve em contato com a montadora para alinhar em uma de suas fábricas para apresentar os pontos positivos da mudança. Bem como desenvolver projetos com a mesma.

Negócio com a Mercedes-Benz reforça os planos da marca

Além disso, outro ponto de destaque é a compra da fábrica da Mercedes-Benz, localizada em Iracemápolis, cidade do interior de São Paulo. A compra já foi finalizada e pode ser mais um motivo para a estabilização oficial da marca chinesa em território nacional.

Dessa forma, existem duas opções de possíveis locais para a instalação do polo industrial da GWM no mercado automotivo brasileiro, no Ceará o no interior de São Paulo.

Veja também: Marca chinesa pode comprar fábrica da Mercedes-Benz no Brasil 

Fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo (Foto: Divulgação / Mercedes-Benz)

Mercado automotivo brasileiro

O mercado nacional, muito por conta da pandemia e questões econômicas autuais, sofreu com a retirada de algumas unidades fabris de marcas automotivas, bem como a Ford que encerrou os trabalhos no ABC de São Paulo e na Bahia. Ou, simplesmente, o desligamento de algumas delas, como é o caso citado acima da Mercedes-Benz.

Logo, um novo investimento pode ser promissor. A GWM se favorece com a maior facilidade em questões burocráticas. Questões essas que são o motivo da marca ter desistido do investimento no mercado indiano.

Crescimento de vendas globais de produtos da Marca

Diante dos novos desafios, a GWM adota um conceito de serviço “centrado no usuário”, e dessa forma, resolveu se transformar seu layout de produtos destinados ao mercado global, incluindo o mercado automotivo brasileiro.

Sua gama de produtos teve um primeiro semestre de 2021 positivo em termos de vendas. O HAVAL, por exemplo, SUV carro chefe da marca vendeu 57.196 veículos novos em julho. Neste caso, um aumento de 20,4% no comparativo anual. No acumulado do ano, as vendas totalizam 448.737 unidades de janeiro a julho, um aumento de 44,9% no comparativo com 2020.

Outro destaque do line-up da marca é a GWM Pickup, que vendeu 17.632 unidades em julho 135.698 unidades em todo o mundo de janeiro a julho, com um crescimento 16,5% em relação a 2020. Desse total, 28.591 unidades foram vendidas no exterior, com um crescimento ano a ano de 290%, respondendo por quase 50% do mercado interno.

Picape da GWM em pista (Foto: Divulgação / GMW)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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