GWM promete 100 pontos de recarga para carros elétricos até 2023

(Ilustrativa / pexel)
publicidade

A Great Wall Motors Brasil (GWM Brasil), montadora chinesa prestes a iniciar atividades industriais no País, revelou nesta quarta-feira (16) um plano para a implantação de uma rede de 100 pontos de recarga para carros elétricos e híbridos no Estado de São Paulo até o fim de 2023. O projeto visa auxiliar no desenvolvimento da infraestrutura necessária para impulsionar o mercado brasileiro de veículos elétricos.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

mercado automotivo brasileiro
GMW (Foto: Divulgação / Haval)
publicidade

100 pontos de recarga para carros elétricos e híbridos até 2023

A futura rede de recarga da GWM será alimentada, preferencialmente, com energia limpa – na maioria dos casos por meio da instalação de placas fotovoltaicas. 

Na primeira fase do projeto, os 100 pontos de recarga serão distribuídos pelas principais cidades do Estado de São Paulo. A segunda etapa prevê a inauguração de eletropostos nos demais Estados brasileiros, e será desenvolvida nos próximos anos. A criação dessa rede se dará tanto por meio de parcerias locais quanto por operação direta.

VEJA TAMBÉM

carros elétricos
Ilustrativa (Foto: pixabay.com) – pontos de recarga para carros elétricos e híbridos
publicidade

Fábrica da GWM Brasil produzirá elétricos e híbridos

Além da novidade dos pontos de recarga para carros elétricos e híbridos previstos, vale ressaltar que a montadora assumiu a antiga fábrica da Mercedes Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, onde ficarão suas linhas de produção. A planta tem capacidade para produzir 100 mil veículos por ano. Porém, a GWM Brasil vai iniciar com um quinto da capacidade, entregando 20 mil unidades/ano. As estimativas são de que até 2025 as linhas de montagem operem no máximo.

A Great Wall Motors ressalta que será a primeira montadora instalada no Brasil com produção 100% de híbridos e elétricos. Além disso, seus modelos terão um índice de nacionalização na casa de 60%. A empresa declara que sua ambição é ser a líder no segmento de veículos sustentáveis no Brasil.

publicidade

A montadora terá seu foco voltado ao mercado de SUVs e picapes, para atender à preferência do consumidor brasileiro. Segundo os estudos da GWM, 26% dos brasileiros querem SUVs, enquanto 25% desejam picapes.

O Brasil será a maior base de produção da GWM fora da China. O objetivo da empresa é que o País se torne um centro de exportação para a América Latina,  ajudando no desenvolvimento do mercado brasileiro de carros movidos a eletricidade, além de estimular a indústria local de fornecedores com a nacionalização de componentes.

Todos os modelos produzidos no Brasil terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de reconhecimento facial do motorista, atualização de sistemas e softwares pela nuvem e uso do comando por voz para controlar diversas funções do veículo. Os veículos da GWM no Brasil também estarão prontos para suportar o recurso de conectividade 5G.

publicidade
Fábrica GWM

Haval H6S deve ser primeiro modelo fabricado aqui

No início do mês, a montadora registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o Haval H6S, modelo com visual crossover entre a carroceria SUV. O modelo deve ser um dos primeiros a sair da fábrica de Iracemápolis.

O Haval H6S pode ser lançado com duas configurações mecânicas, ambas híbridas. A primeira delas leva o motor 1.5 turbo que utiliza o sistema MHEV de 48 volts. O propulsor  gera 211 cv de potência máxima. Outra opção é o motor turbo 2.0 litros HEV, que desenvolve até 243 cv. Neste caso, o modelo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.

publicidade

 

pontos de recarga para carros elétricos e híbridos
Haval H6S

O modelo conta com visual bem marcante. A frente mais achatada destaca a grade frontal preta e os faróis mais afilados. O capô conta com perfil mais alongado e apresenta linhas que evidenciam a proposta robusta do SUV. A traseira também é bem trabalhada. Com um teto mais inclinado, dando alusão ao cupê, bem como aerofólio e antena tipo barbatana de tubarão.

O modelo tem as dimensões de 4,714 metros de comprimento, com 2,738 metros de entre-eixos, 1,940 metro de largura e 1,730 metro de altura.

publicidade
GWM no Brasil: crossover-cupê Haval H6S é registrado por aquino Brasil
Haval H6S
Haval H6S é registrado no Brasil, veja detalhes
Haval H6S

Anúncio de investimento tem participação do governador de SP

O anúncio do projeto de implantação dos 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos foi feito durante cerimônia oficial no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, que contou com a participação do governador do Estado de São Paulo, João Doria. Também estiveram presentes no evento Henrique Meirelles, Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, e os executivos da GWM Brasil Koma Li, diretor operacional, e Pedro Bentancourt, diretor de relações públicas.

publicidade

“Estamos muito animados com a receptividade e o apoio do governo do Estado de São Paulo com o nosso projeto, o que nos motiva a procurar novos aspectos de cooperação e de inovação em comum”, afirmou Koma Li.

“A desmistificação da eletromobilidade é essencial para apoiar os consumidores na decisão de mudar para um novo paradigma de propulsão. É nesse sentido que se encaixa o projeto de aumentar os pontos de carregamento para veículos eletrificados”, completou Pedro Bentancourt.

pontos de recarga para carros elétricos e híbridos
GWM Poer 2022. (Foto: GWM)
publicidade

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar