GWM promete 100 pontos de recarga para carros elétricos até 2023
Montadora chinesa GWM Brasil revelou plano para implantação de rede de 100 pontos de recarga de carros elétricos e híbridos em SP em 2023
A Great Wall Motors Brasil (GWM Brasil), montadora chinesa prestes a iniciar atividades industriais no País, revelou nesta quarta-feira (16) um plano para a implantação de uma rede de 100 pontos de recarga para carros elétricos e híbridos no Estado de São Paulo até o fim de 2023. O projeto visa auxiliar no desenvolvimento da infraestrutura necessária para impulsionar o mercado brasileiro de veículos elétricos.
100 pontos de recarga para carros elétricos e híbridos até 2023
A futura rede de recarga da GWM será alimentada, preferencialmente, com energia limpa – na maioria dos casos por meio da instalação de placas fotovoltaicas.
Na primeira fase do projeto, os 100 pontos de recarga serão distribuídos pelas principais cidades do Estado de São Paulo. A segunda etapa prevê a inauguração de eletropostos nos demais Estados brasileiros, e será desenvolvida nos próximos anos. A criação dessa rede se dará tanto por meio de parcerias locais quanto por operação direta.
Fábrica da GWM Brasil produzirá elétricos e híbridos
Além da novidade dos pontos de recarga para carros elétricos e híbridos previstos, vale ressaltar que a montadora assumiu a antiga fábrica da Mercedes Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, onde ficarão suas linhas de produção. A planta tem capacidade para produzir 100 mil veículos por ano. Porém, a GWM Brasil vai iniciar com um quinto da capacidade, entregando 20 mil unidades/ano. As estimativas são de que até 2025 as linhas de montagem operem no máximo.
A Great Wall Motors ressalta que será a primeira montadora instalada no Brasil com produção 100% de híbridos e elétricos. Além disso, seus modelos terão um índice de nacionalização na casa de 60%. A empresa declara que sua ambição é ser a líder no segmento de veículos sustentáveis no Brasil.
A montadora terá seu foco voltado ao mercado de SUVs e picapes, para atender à preferência do consumidor brasileiro. Segundo os estudos da GWM, 26% dos brasileiros querem SUVs, enquanto 25% desejam picapes.
O Brasil será a maior base de produção da GWM fora da China. O objetivo da empresa é que o País se torne um centro de exportação para a América Latina, ajudando no desenvolvimento do mercado brasileiro de carros movidos a eletricidade, além de estimular a indústria local de fornecedores com a nacionalização de componentes.
Todos os modelos produzidos no Brasil terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de reconhecimento facial do motorista, atualização de sistemas e softwares pela nuvem e uso do comando por voz para controlar diversas funções do veículo. Os veículos da GWM no Brasil também estarão prontos para suportar o recurso de conectividade 5G.
Haval H6S deve ser primeiro modelo fabricado aqui
No início do mês, a montadora registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o Haval H6S, modelo com visual crossover entre a carroceria SUV. O modelo deve ser um dos primeiros a sair da fábrica de Iracemápolis.
O Haval H6S pode ser lançado com duas configurações mecânicas, ambas híbridas. A primeira delas leva o motor 1.5 turbo que utiliza o sistema MHEV de 48 volts. O propulsor gera 211 cv de potência máxima. Outra opção é o motor turbo 2.0 litros HEV, que desenvolve até 243 cv. Neste caso, o modelo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.
O modelo conta com visual bem marcante. A frente mais achatada destaca a grade frontal preta e os faróis mais afilados. O capô conta com perfil mais alongado e apresenta linhas que evidenciam a proposta robusta do SUV. A traseira também é bem trabalhada. Com um teto mais inclinado, dando alusão ao cupê, bem como aerofólio e antena tipo barbatana de tubarão.
O modelo tem as dimensões de 4,714 metros de comprimento, com 2,738 metros de entre-eixos, 1,940 metro de largura e 1,730 metro de altura.
Anúncio de investimento tem participação do governador de SP
O anúncio do projeto de implantação dos 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos foi feito durante cerimônia oficial no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, que contou com a participação do governador do Estado de São Paulo, João Doria. Também estiveram presentes no evento Henrique Meirelles, Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, e os executivos da GWM Brasil Koma Li, diretor operacional, e Pedro Bentancourt, diretor de relações públicas.
“Estamos muito animados com a receptividade e o apoio do governo do Estado de São Paulo com o nosso projeto, o que nos motiva a procurar novos aspectos de cooperação e de inovação em comum”, afirmou Koma Li.
“A desmistificação da eletromobilidade é essencial para apoiar os consumidores na decisão de mudar para um novo paradigma de propulsão. É nesse sentido que se encaixa o projeto de aumentar os pontos de carregamento para veículos eletrificados”, completou Pedro Bentancourt.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.