GWM lança produto que pode ser a solução ideal para os dias de queda de energia

As fortes chuvas deixaram cerca de 2,1 milhões de pessoas sem energia em São Paulo nos últimos dias (dados da Enel). Muitos paulistanos não tiveram qualquer solução além de esperar por reparos, mas agora pelo menos os proprietários dos veículos da GWM podem ter uma alternativa. 

GWM lança produto para ajudar em caso de queda de energia

O produto é o V2L (Vehicle to Load), um acessório capaz de transformar a energia da bateria dos carros Haval H6 plug-in (PHEV19, PHEV34 e GT) em uma verdadeira usina de alimentação. 

Ou seja, a bateria desses carros se torna uma fonte de alimentação para aparelhos eletroeletrônico externos (220 volts ou bivolt), que permite aos usuários ligar equipamentos eletrônicos como celulares, laptops, geladeiras, televisores e até mesmo outros veículos elétricos.

O sistema foi desenvolvido para fornecer energia em situações do cotidiano, como viagens, locais remotos, acampamentos e principalmente em emergências ou quedas de energia, como evidenciado em São Paulo. 

Sistema V2L da GWM para gerar eletricidade em situações de queda de energia - Foto: Divulgação
Sistema V2L da GWM para gerar eletricidade em situações de queda de energia – Foto: Divulgação

“A GWM se orgulha de ajudar a popularizar a tecnologia V2L no mercado brasileiro. Essa funcionalidade inovadora não apenas transforma nossos veículos eletrificados em fontes de energia versáteis, mas também empodera os proprietários a utilizarem seus carros de maneira mais inteligente e sustentável. 

E o melhor de tudo: com toda a segurança e garantia oferecida pela GWM”, destaca Daniel Conte, Diretor de Pós-Venda da GWM Brasil.

Como funciona?

O sistema V2L tem funcionamento bem simples: ele utiliza a bateria de alta tensão dos veículos Haval H6 para fornecer energia para até três equipamentos de 220V simultaneamente. 

A potência combinada dos três não pode passar de 3.300W. Se a bateria do veículo estiver 100% carregada, os aparelhos podem ficar ligados por horas, mesmo em situações de emergência. 

Sistema V2L da GWM - Foto: Divulgação
Sistema V2L da GWM – Foto: Divulgação

O cabo está limitado a corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de até 3.300 W. Nessas condições de potência máxima, a bateria pode oferecer de 5:30 minutos, no caso da versão PHEV19 ou até 10 horas para as versões PHEV34 e GT sem consumir o combustível. 

Caso a bateria esteja descarregada, aí vai gastar combustível, já que o motor pode servir como um gerador para recarregar tanto a bateria do próprio veículo e ainda fornecer energia para os equipamentos ligados ao cabo.

Qual carro fornece energia para outros aparelhos eletrônicos?

O cabo V2L só funciona em modelos Haval H6 da versão PHEV19 2025 ou que tenha recebido a atualização de software OTA (Over The Air). As versões compatíveis com a essa atualização são PHEV34 2024, GT 2024, PHEV34 2025 e GT 2025. 

Quem quiser fazer a atualização deve acessar o link no site oficial da GWM.

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E aí, o que achou da solução? Uma mão na roda não? Responda nos comentários se teria em casa.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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