GWM demite dezenas de funcionários e suspende atividades de startup de carros autônomos
A startup chinesa Haomo.AI, apoiada pela GWM, suspendeu abruptamente todas as operações, deixando funcionários sem aviso formal. Entenda o impacto do colapso no fornecimento de tecnologia autônoma (HPilot) para a Great Wall Motor.
A Haomo.AI, startup chinesa de veículos autônomos da Great Wall Motor (GWM), paralisou todas as suas operações nesta semana. A medida foi comunicada aos funcionários de forma repentina e verbal, gerando um cenário de grande incerteza.
GWM demite dezenas de funcionários e suspende atividades de startup de carros autônomos
Segundo reportagens da Sina, no dia 22 de novembro, o departamento de Recursos Humanos da Haomo.AI informou os colaboradores que, a partir de 24 de novembro, “não havia necessidade de comparecer ao trabalho”. Não foi emitido nenhum comunicado formal, nem oferecida compensação ou esclarecimento sobre a retomada das atividades, o que levou a startup ao limbo operacional.
Com a ordem de suspensão, os escritórios da Haomo.AI em Pequim e Xangai foram encontrados vazios, com equipamentos desligados. Funcionários em Pequim relataram que a empresa já enfrentava meses de atrasos salariais e bloqueio de contas bancárias, além de uma total falta de comunicação por parte da alta administração.

A Haomo.AI foi fundada em novembro de 2019, como um spin-off da unidade de direção inteligente da Great Wall. Seu principal produto, o sistema de assistência ao motorista/direção autônoma HPilot, era utilizado em mais de 20 modelos da GWM.
Apesar de ter atingido um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão em seu auge, fontes internas sugeriram que a startup não conseguiu converter sua tecnologia em produção de volume suficiente ou pedidos comerciais estáveis, levando a um fluxo de caixa reduzido e demissões nos últimos meses.
O futuro incerto da GWM em automação
Até o momento, nem a Haomo.AI nem a Great Wall Motor emitiram declarações oficiais, deixando centenas de funcionários em um estado de incerteza quanto ao futuro de seus salários e contribuições.
O colapso da Haomo.AI levanta sérias dúvidas sobre a estratégia de desenvolvimento interno de sistemas de direção autônoma da GWM. Com o fornecedor in-house inativo, a montadora pode ser forçada a reavaliar sua estratégia e buscar novos parceiros externos para fornecer tecnologias de assistência e direção autônoma para seus veículos futuros.
A suspensão da Haomo.AI é um sinal do risco no setor de autônomos? Deixe sua análise!
Leia aqui: GWM revela linha Cannon 2026 com três versões vendidas ao equivalente a R$ 76 mil
| Conjunto mecânico | ☆☆☆☆☆ |
| Espaço interno | ☆☆☆☆☆ |
| Tecnologia | ☆☆☆☆☆ |
| Conectividade | ☆☆☆☆☆ |
| Acabamento | ☆☆☆☆☆ |
| Impressões ao volante | ☆☆☆☆☆ |
| Vale a pena comprar? | ☆☆☆☆☆ |
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.