GWM confirma mais dois modelos que darão dor de cabeça para carros já consagrados
Recém instalada no Brasil, a montadora de origem chinesa Great Wall Motors (GWM) confirmou que sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, irá produzir inicialmente dois modelos, que chegam para incomodar a concorrência nos segmentos de picapes e de SUVs. Os planos foram revelados durante visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, à unidade industrial.
GWM fabricará dois modelos que prometem abalar a concorrência
Os futuros modelos da GWM são um SUV e uma picape, que irão compartilhar a plataforma de montagem e motorização, que será híbrida flex. Os planos da montadora prevê que ambos serão exportados para toda a América Latina.
Os veículos “já estão sendo desenvolvidos especialmente para adequar seus projetos às preferências do consumidor brasileiro e às condições de rodagem do território nacional, principalmente seus sistemas de motorização, suspensão, direção e conectividade”, afirma a GWM em nota à imprensa.
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O primeiro modelo a sair da nova linha de montagem em Iracemápolis será um veículo da marca Poer (pronuncia-se “póuer”), focada em picapes inteligentes. Na sequência, será produzido um carro com a marca Tank, especializada em SUVs off-road de luxo.
Lembrando que a GMW iniciou suas operações comerciais no País com modelos da marca Haval, como o GWM Haval H6 GT 2024, que chegam ao mercado brasileiro importados da China.
Poer será a primeira picape híbrida produzida no Brasil
Uma picape média Poer foi exibida durante a visita de Alckmin com uma camuflagem parcial, indicando que o modelo já iniciou a fase de desenvolvimento de projeto para atender à legislação do País e às exigências do mercado local. Pelos detalhes visíveis, percebe-se que a grade frontal, por exemplo, difere da que é aplicada na picape vendida no mercado chinês.
Quando for lançada comercialmente – o que se espera que ocorra ainda neste ano –, a GWM Poer será a primeira picape híbrida produzida no Brasil. A montadora confirmou que o modelo será flex, podendo ser abastecido com etanol para reduzir ao máximo sua pegada de carbono.
A picape Poer será também o primeiro veículo flex do mundo desenvolvido pela GWM, unindo assim a eficiência do motor elétrico com a autonomia do combustível verde brasileiro.
Tais características serão compartilhadas com o SUV da GWM que será produzido em Iracemápolis, provavelmente o modelo Tank 500.
Durante sua visita pela linha de montagem, Alckmin foi apresentado à variedade de tecnologias sustentáveis que a GWM dispõe na China e que serão oferecidas no mercado brasileiro nos próximos anos, como veículos híbridos tradicionais, híbridos plug-in, elétricos e movidos a hidrogênio.
Durante a apresentação a Alckmin, executivos da GWM informaram que dentro da atual fase de desenvolvimento do mercado brasileiro, o híbrido plug-in flex abastecido com etanol é uma das combinações mais sustentáveis, porque reúne uma tecnologia adequada para um país de dimensões continentais como o Brasil com a eficiência da matriz energética elétrica nacional, que hoje é composta por mais de 80% de fontes renováveis – índice muito superior à média mundial, que é de cerca de 30%.
Iracemápolis terá expansão gradual
Os planos da montadora preveem que a fábrica de Iracemápolis tenha a sua capacidade ampliada dos atuais 20.000 veículos por ano para o limite de 100.000 unidades anuais, o que vai possibilitar a geração de aproximadamente 2.000 empregos diretos.
Além de suprir a demanda do mercado nacional por carros mais modernos, conectados e eletrificados, o aumento da capacidade produtiva tem também como objetivo fazer da unidade de Iracemápolis um polo de exportação de veículos eletrificados para toda a América Latina.
A fábrica brasileira será a quarta base completa de produção da GWM no mundo (e a primeira fora da Ásia). Além de Iracemápolis, a montadora tem unidades industriais na China, na Rússia e na Tailândia.
“Este é mais um passo importante da história da GWM no Brasil, com o anúncio do início das operações da sua fábrica em Iracemápolis, cujos veículos híbridos, com gasolina e etanol, estarão à disposição dos consumidores brasileiros e da América Latina a partir do próximo ano”, disse James Yang, CEO da GWM para as Américas.