GWM anuncia a chegada de nova marca de carros elétricos ao BR

A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM), que já atua no mercado brasileiro com a marca Haval, confirmou que trará para o País sua mais nova marca de carros elétricos, a ORA. O anúncio foi feito por Oswaldo Ramos, CCO (diretor de Comunicações) da GWM no Brasil, durante entrevista ao podcast #ElectricDays, produzido pelo site InsideEVs, na última terça-feira (31).

Veja detalhes sobre a chegada da nova marca de carros elétricos ORA

A marca ORA foi desenvolvida pela GWM em parceria com a alemã BMW, na China, para a fabricação de modelos elétricos urbanos, exclusivamente. Na Alemanha e em países europeus como França, Suíça e Noruega, a ORA já lançou hatches compactos e um SUV, sempre usando a denominação “Gato” – Funky Cat, Ballet Cat, Lightning Cat, entre outros. 

Mas no Brasil, segundo informou Ramos, não haverá “gatos” – os carros serão identificados por siglas. O provável primeiro modelo, que deverá sair da fábrica da GWM de Iracemápolis, no interior de São Paulo, tende a ser o compacto Good Cat (rebatizado com uma sigla), cuja patente já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

VEJA TAMBÉM

Ora Lightning Cat é “inspirado” no Porsche Panamera (Foto: Divulgação/GWM)

Devido ao seu porte, o compacto competiria na faixa de modelos como o Peugeot e-208 e o Renault Zoe e-Tech, aos quais se assemelha. O Good Cat tem visual de linhas arredondadas e com inspiração em modelos da Porsche – inclusive, o seu designer, Emanuel Derta, já trabalhou na montadora alemã.

O recorrente artifício de “adaptar” ou ser “inspirado” por designs de modelos famosos tem rendido críticas à ORA por parte da imprensa internacional. Não sem razão, pois o modelo Ballet Cat é uma cópia descarada do clássico VW Fusca, assim como o Lightning Cat é a versão chinesa do Porsche Panamera.

Ora Ballet Cat recebeu o apelido jocoso de “Fusca Chinês” (Foto: Divulgação/GWM)

GWM mira expansão rápida no mercado brasileiro

No final de 2021, a GWM adquiriu a fábrica em Iracemápolis-SP, que pertencia à Mercedes-Benz. A montadora prepara-se para iniciar a produção do SUV elétrico Haval H6 GT, com o qual inaugurou a sua presença no mercado brasileiro (o modelo da marca Haval, especializada em SUVs elétricos, atualmente chega importado da China), o que deve ocorrer a partir do próximo ano.

No último mês de abril, a empresa chinesa confirmou que também irá produzir, em sua fábrica brasileira, uma picape híbrida flex da marca Poer e um SUV da marca Tank.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile