GWM anuncia a chegada de nova marca de carros elétricos ao BR

A GWM, que já atua no mercado brasileiro com a marca Haval, confirmou que trará para o País sua mais nova marca de carros elétricos.

A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM), que já atua no mercado brasileiro com a marca Haval, confirmou que trará para o País sua mais nova marca de carros elétricos, a ORA. O anúncio foi feito por Oswaldo Ramos, CCO (diretor de Comunicações) da GWM no Brasil, durante entrevista ao podcast #ElectricDays, produzido pelo site InsideEVs, na última terça-feira (31).

Veja detalhes sobre a chegada da nova marca de carros elétricos ORA

A marca ORA foi desenvolvida pela GWM em parceria com a alemã BMW, na China, para a fabricação de modelos elétricos urbanos, exclusivamente. Na Alemanha e em países europeus como França, Suíça e Noruega, a ORA já lançou hatches compactos e um SUV, sempre usando a denominação “Gato” – Funky Cat, Ballet Cat, Lightning Cat, entre outros. 

Mas no Brasil, segundo informou Ramos, não haverá “gatos” – os carros serão identificados por siglas. O provável primeiro modelo, que deverá sair da fábrica da GWM de Iracemápolis, no interior de São Paulo, tende a ser o compacto Good Cat (rebatizado com uma sigla), cuja patente já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Ora Lightning Cat é “inspirado” no Porsche Panamera (Foto: Divulgação/GWM)

Devido ao seu porte, o compacto competiria na faixa de modelos como o Peugeot e-208 e o Renault Zoe e-Tech, aos quais se assemelha. O Good Cat tem visual de linhas arredondadas e com inspiração em modelos da Porsche – inclusive, o seu designer, Emanuel Derta, já trabalhou na montadora alemã.

O recorrente artifício de “adaptar” ou ser “inspirado” por designs de modelos famosos tem rendido críticas à ORA por parte da imprensa internacional. Não sem razão, pois o modelo Ballet Cat é uma cópia descarada do clássico VW Fusca, assim como o Lightning Cat é a versão chinesa do Porsche Panamera.

Ora Ballet Cat recebeu o apelido jocoso de “Fusca Chinês” (Foto: Divulgação/GWM)

GWM mira expansão rápida no mercado brasileiro

No final de 2021, a GWM adquiriu a fábrica em Iracemápolis-SP, que pertencia à Mercedes-Benz. A montadora prepara-se para iniciar a produção do SUV elétrico Haval H6 GT, com o qual inaugurou a sua presença no mercado brasileiro (o modelo da marca Haval, especializada em SUVs elétricos, atualmente chega importado da China), o que deve ocorrer a partir do próximo ano.

No último mês de abril, a empresa chinesa confirmou que também irá produzir, em sua fábrica brasileira, uma picape híbrida flex da marca Poer e um SUV da marca Tank.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile