Guia completo para transportar bicicleta no seu carro 

Transportar bicicleta no carro exige que ela esteja desmontada ou com suporte específico. Conheça as regras.

Transportar bicicleta no veículo, antes de mais nada, precisa ser algo seguro e dentro da legislação. Confira o guia completo com as regras básicas, legislação e suportes permitidos. Boa leitura!

entenda como transportar bicicleta no carro com segurança (Foto: Freepik)

Tudo o que você precisa saber para transportar a bicicleta com segurança

Segundo a LeasePlan, empresa do setor de car as a service, quem não seguir as determinações da Resolução 349 pode ferir dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As regras básicas são:

  • As bikes não podem atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro. A única lâmpada que pode ser tampada é a lanterna de freio elevada (brake-light);
  • Não podem ultrapassar a frente do automóvel ou as dimensões autorizadas na Resolução nº 210;
  • Extensor de caçamba: a carga não pode ultrapassar 60% da distância entre eixos. As bicicletas devem estar bem acondicionadas, de modo que não se arrastem ou caiam na via;
  • O transporte pode ser feito no teto do veículo, desde que fixada em dispositivo apropriado;
  • Dependendo do modelo do veículo e do suporte, será necessário usar uma segunda placa. 

Além disso, as bikes só podem ser transportadas no interior do veículo se estiverem desmontadas e fixadas. Do contrário, podem causar acidentes se estiverem soltas. 

Quem descumprir as regras pode ser multado em R$ 293,47 por conduzir o veículo com placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade. Trata-se de uma infração gravíssima, que ainda rende sete pontos na carteira.

Tipos de suporte para transportar de bicicleta

Vamos aos modelos mais comuns do mercado e que seguem a resolução 349:

Suporte de teto

Há uma série de vantagens no suporte de teto, como o acesso livre ao porta-malas do veículo, não tampa a placa e pode acomodar mais de uma bicicleta, independente das dimensões das rodas. 

transporte de bicicleta usando suporte de teto (Foto: Freepik)

Suporte do porta-malas

É instalado em cima da porta traseira do veículo, portanto exige mais cuidados para evitar danos ao vidro. Dê preferência aos modelos que já vem com régua de sinalização para indicar a presença de carga. Se o suporte cobrir a placa, será necessário uma segunda placa.

Transporte de bicicleta com suporte de porta-mala (Foto: Divulgação/ Transbike)

Suporte de engate

Também é instalado na parte traseira, entretanto, sua fixação é feita no engate, o que reduz o risco de danificar a pintura, vidros traseiros ou a lataria. Apesar das vantagens, o modelo impede a abertura do porta-malas e a visibilidade da placa, o que exige uma segunda. 

Suporte de estepe

É indicado para os modelos de estepe que ficam na parte traseira do veículo. Este suporte é instalado em cima da porta do porta-malas de forma prática e simples. É o mais barato entre os tipos de suporte.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile