Guerra tarifária de Trump beneficia montadoras japonesas, diz Ford

Entenda como as tarifas de Trump estão afetando a Ford e por que a montadora acredita que suas rivais japonesas estão em vantagem.

A Ford se junta a uma crescente lista de montadoras que estão sentindo o impacto das políticas comerciais do ex-presidente Donald Trump. Em uma teleconferência recente sobre resultados financeiros, Jim Farley, CEO da Ford, revelou que a empresa espera uma “conta de tarifas” de US$ 2 bilhões, um valor líquido que impacta diretamente seus resultados.

Mais alarmante, Farley afirmou em outra entrevista que as políticas de Trump beneficiarão os rivais japoneses da Ford, colocando as montadoras americanas em desvantagem competitiva.


Guerra tarifária de Trump beneficia montadoras japonesas, diz Ford

A declaração de Farley sobre a conta de US$ 2 bilhões em tarifas sublinha a pressão financeira que a Ford está enfrentando. Além disso, ele prevê que, no futuro, as montadoras adotarão uma estratégia mais regionalizada em vez de globalizada. Essa mudança seria impulsionada pela combinação das tarifas, a ascensão dos veículos elétricos e as novas regulamentações de emissões.

A revogação de incentivos para veículos elétricos e regulamentações ambientais pelo governo Trump, segundo Farley, criará uma disparidade significativa entre os mercados dos EUA, Europa e China.

 “Estamos vendo cada vez mais a Europa, a América do Norte e a Ásia se tornando uma espécie de empresas regionais, com tarifas alinhadas para essas três ou quatro regiões”, disse Farley. “Esta é uma mudança bastante fundamental.”

O presidente e CEO da Ford, Jim Farley, fala em uma coletiva de imprensa - Foto: Getty Images
O presidente e CEO da Ford, Jim Farley, fala em uma coletiva de imprensa – Foto: Getty Images

Mesmo com cerca de 80% do volume da Ford nos EUA sendo montado internamente, Farley acredita que a montadora está em desvantagem em comparação com algumas empresas estrangeiras. Em entrevista à Bloomberg, ele destacou que as tarifas reduzidas de Trump para o Japão dariam às montadoras japonesas uma vantagem “significativa”.

Trump reduziu recentemente as tarifas sobre importações de automóveis japoneses de 25% para 15% – as mesmas taxas aplicadas agora a carros montados na União Europeia.

Farley argumenta que custos trabalhistas mais baixos e taxas de câmbio favoráveis podem fazer com que um Ford Escape fabricado no Kentucky custe US$ 5.000 a mais do que um Toyota RAV4 montado no Japão. A diferença se acentua com o Ford Bronco, fabricado em Michigan, que poderia custar US$ 10.000 a mais do que um Toyota 4Runner, também fabricado no Japão.

Apesar da pressão, Farley afirmou à Bloomberg que a Ford está trabalhando com o governo Trump para “minimizar nossas despesas tarifárias para que possamos nos tornar mais competitivos”. No entanto, ele ameaçou que “o ponto principal é que nosso plano na Ford não é competir nesses segmentos de commodities”.


A Indústria automobilística sob Pressão Tarifária

Analistas do setor têm alertado sobre o impacto das tarifas massivas desde que Trump as propôs pela primeira vez em sua campanha presidencial de 2024. As últimas semanas trouxeram à tona o quão aparente esse impacto se tornou.

Tarifas de Trump impactaram todas as montadoras que atuam nos EUA - Foto: Divulgação
Tarifas de Trump impactaram todas as montadoras que atuam nos EUA – Foto: Divulgação

Quando as montadoras divulgaram seus resultados financeiros do primeiro semestre, a evaporação de lucros causada pelas tarifas foi um tema recorrente. O Grupo Volkswagen, por exemplo, relatou que seus lucros caíram um terço no segundo trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, mesmo com o aumento nas vendas.

Acordos comerciais recentemente concluídos com a União Europeia e o Japão, embora reduzam as tarifas de carros de 25% para 15%, ainda representam um aumento considerável.

No caso da UE, essa taxa é muito superior à tarifa de 2,5% que estava em vigor antes do retorno de Trump à Casa Branca, indicando que a pressão sobre as montadoras americanas e europeias deve continuar.

As tarifas realmente beneficiam as montadoras estrangeiras? Qual a sua opinião sobre o impacto das políticas comerciais na indústria automotiva? 

Leia também: Ninguém escapa: Ford prevê que tarifas de Trump custarão R$ 9 bilhões este ano

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA