Grupo Renault-Nissan fecha parceria de longo prazo com a Microsoft
Para desenvolver sua futura geração de serviços conectados, o grupo Renault-Nissan fechou uma parceria de longo prazo com a Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A ideia é que as companhias amplifiquem a tecnologia dos veículos equipados com a solução em nuvem Microsoft Azuere.
“Os carros estão se tornando cada vez mais conectados, inteligentes e pessoais”, diz Ogi Redzic, Vice-Presidente Sênior da Aliança Renault-Nissan para Veículos Conectados e Serviços de Mobilidade. “Ser parceiros da Microsoft nos permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias-chave fundamentais para criar os cenários que nossos consumidores querem e construir modelos 100% novos que eles ainda nem imaginaram. Temos como foco nos tornar fornecedor de mobilidade conectada para todos com uma única plataforma global”, acrescenta o executivo.
Outra tecnologia que pode ser desenvolvida por meio desta parceria é a de automóveis autônomos. O plano do grupo Renault é lançar cerca de 10 veículos até 2020 com esta inteligência. Além disso, eles pretendem otimizar o tempo em que as pessoas passam nos carros, de modo que permaneçam conectadas ao trabalho, redes sociais e entretenimento.
As duas empresas ainda pretendem melhorar as opções de segurança, com os proprietários monitorando o posicionamento de seus automóveis pelo celular ou computadores. Programas de rastreamento que localizam e desabilitam os veículos roubados também estão na lista de projetos que podem ser desenvolvidos.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.