Grupo BMW inaugura campus para o desenvolvimento de tecnologias autônomas na Alemanha
O Grupo BMW inaugura, nesta quarta-feira, o Campus de Direção Autônoma de Unterschleissheim. O novo centro foi criado para o desenvolvimento de tecnologias.
O Grupo BMW inaugura, nesta quarta-feira, o Campus de Direção Autônoma de Unterschleissheim. O novo centro foi criado para o desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma e fica situado nos arredores de Munique, na Alemanha. Anunciado em dezembro de 2016, o espaço foi erguido em apenas 15 meses e abriga 23 mil metros quadrados de área construída. Até 1.800 funcionários podem trabalhar no local que tem capacidade para aproximadamente 500 veículos de teste.
Um centro de processamento de dados, que fica a cerca de dois quilômetros de distância do novo campus, é responsável por processar as informações geradas pelos veículos de teste. Além disso, ele disponibiliza os dados para validação, simulação e em forma de algoritmos para o aprendizado de máquinas complexas.
Coleta de dados
Equipados com sensores de direção autônoma, esses veículos coletam cerca de 16 terabytes de dados durante um dia de trabalho. Já um veículo equipado com tecnologia de sensores para condução totalmente automatizada acumula cerca de 40 terabytes de dados por dia.
LEIA MAIS: Conheça os carros autônomos testados ao redor do mundo
Ford testa tecnologia de “estacionamento colaborativo” no Reino Unido
O grupo BMW está trabalhando em conjunto com empresas parceiras em uma plataforma de tecnologia escalonável para colocar em prática a condução totalmente automatizada, de forma altamente estável e segura. Todas as atividades principais para esse plano agora estarão sediadas no novo campus.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.