Great Wall irá produzir picapes e SUVs no Brasil; veja quais
A Great Wall comprou a fábrica de Iracemápolis-SP. Agora, seus veículos poderão ser feitos e vendidos por aqui. Veja quem pode chegar
Parece que uma das novelas do setor automotivo terá um final feliz para um dos lados. A Great Wall finalmente acertou a compra da fábrica da Mercedes-Benz, localizada em Iracemápolis-SP. O anúncio foi feito pela montadora alemã na última quarta-feira (18/08).
Este será mais um mercado da América do Sul em que a marca venderá o seus veículos. Ela já está presente na Argentina e no Chile. Agora, seus veículos poderão ser feitos e vendidos por aqui.
A planta foi construída pela própria Mercedes. A inauguração ocorreu em 2016. De lá, saíram modelos consagrados como a Classe C e o GLA. Esta fábrica tem capacidade para a produção de 20 mil automóveis. Agora, uma das grandes empresas do ramo irá assumir o seu lugar.
Great Wall: picapes e SUVs no Brasil; quais serão?
Já fazia um tempo que a montadora chinesa pretendia entrar em nosso mercado. Outra opção seria a compra da fábrica de Camaçari-BA, que tinha como dona a Ford. Agora, ela fechou a compra de um terreno de 1,2 milhão de metros quadrados. De acordo com a Mercedes, ela ficará também com todos os prédios e equipamentos.
Mas uma coisa importante ainda não sabemos. Quais serão os modelos produzidos? A compra das instalações é só o terceiro passo que a marca deu dentro do seu plano. Anteriormente, ela registrou seu nome na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp). u seja, a marca passará a ser conhecida com Great Wall Motor Brasil LTDA. por aqui.
Além disso, registrou três veículos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). E ambos podem ser produzidos no Brasil. Um deles é a picape Poer (também conhecida com Série P). Esta picape já é comercializada no Chile , por exemplo.
Mas tem como seu principal mercado a China. Ela chegaria para ser uma opção a outros modelos mais tradicionais, como a Hilux. a S10 e a Amarok. Entretanto, não se sabe se virá o modelo normal ou o Plus.
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Detalhes
Um dos seus grandes atributos é a tecnologia embarcada. A marca faz questão de exibir em seu site que a Poer vem de série com uma central multimídia de nove polegadas. Já o painel de instrumentos é digital e vem com uma tela de sete polegadas. Sem falar do controle adaptativo de cruzeiro e câmera de ré.
A Poer chinesa está sendo vendida com duas opções de motorização. Uma é o 2.0 turbo de 162 cv e torque de 40,6 kgfm. Já o 2.0 turbo mais forte pode gerar uma potência de 190 cv e torque de 36,6 kgfm. A transmissão será sempre a automática de oito velocidades da ZF.
Dois SUVs também estão nos planos
O mercado utilitários esportivos também é pretendido pela Great Wall. Um dos modelos que podem ser feitos na nova fábrica é o SUV médio chamado de Jolion. Este carro seria o grande rival do Jeep Compass, do Toyota Corolla Cross e do VW Taos.
Ele pode trazer um forte pacote tecnológico. O sistema multimídia está em uma tela de 12,3 polegadas no painel. Sem falar do Head-up Display e do carregador de celulares wireless.
Já a segurança fica por conta dos seis airbags. Um outro item é o controle de cruzeiro adaptativo. Sob o capõ está o motor 1.5 turbo. Ele tem potência de 187 cv e torque de 27,5 kgfm
Agora, o mais sofisticado chamado Haval H6. A Haval é uma das marcas da Great Wall e ela é especialista em SUVs. Este modelo específico está em sua terceira geração e chegaria para concorrer com Jeep Commander, Chery Tiggo 8 e outros.
Ele é um pouco maior e mais sofisticado que o seu irmão Jolion. Ele é vendido em duas opções de motorização. Uma 1.5 Turbo de 171 cv e outra de 2.0 Turbo de 227 cv. Ele vem com câmbio automático de sete velocidades.
No seu interior, o destaque vai para a central multimídia. A tela flutuante tem tamanho de 12,3 polegadas. Já o painel de instrumentos de 10,25 também é bastante moderno. Na China, as versões mais caras possuem ar-condicionado dual-zone.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.