Great Wall irá produzir picapes e SUVs no Brasil; veja quais

A Great Wall comprou a fábrica de Iracemápolis-SP. Agora, seus veículos poderão ser feitos e vendidos por aqui. Veja quem pode chegar

Parece que uma das novelas do setor automotivo terá um final feliz para um dos lados. A Great Wall finalmente acertou a compra da fábrica da Mercedes-Benz, localizada em Iracemápolis-SP. O anúncio foi feito pela montadora alemã na última quarta-feira (18/08).

Este será mais um mercado da América do Sul em que a marca venderá o seus veículos. Ela já está presente na Argentina e no Chile. Agora, seus veículos poderão ser feitos e vendidos por aqui.

A planta foi construída pela própria Mercedes. A inauguração ocorreu em 2016. De lá, saíram modelos consagrados como a Classe C e o GLA. Esta fábrica tem capacidade para a produção de 20 mil automóveis. Agora, uma das grandes empresas do ramo irá assumir o seu lugar.

Foto: Divulgação/Great Wall

Great Wall: picapes e SUVs no Brasil; quais serão?

Já fazia um tempo que a montadora chinesa pretendia entrar em nosso mercado. Outra opção seria a compra da fábrica de Camaçari-BA, que tinha como dona a Ford. Agora, ela fechou a compra de um terreno de 1,2 milhão de metros quadrados. De acordo com a Mercedes, ela ficará também com todos os prédios e equipamentos.

Great Wall

Foto: Divulgação/Great Wall

Foto: Divulgação/Great Wall

Mas uma coisa importante ainda não sabemos. Quais serão os modelos produzidos? A compra das instalações é só o terceiro passo que a marca deu dentro do seu plano. Anteriormente, ela registrou seu nome na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp). u seja, a marca passará a ser conhecida com Great Wall Motor Brasil LTDA. por aqui.

Além disso, registrou três veículos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). E ambos podem ser produzidos no Brasil. Um deles é a picape Poer (também conhecida com Série P). Esta picape já é comercializada no Chile , por exemplo.

Mas tem como seu principal mercado a China. Ela chegaria para ser uma opção a outros modelos mais tradicionais, como a Hilux. a S10 e a Amarok. Entretanto, não se sabe se virá o modelo normal ou o Plus.

Leia mais: Conheça o Ballet Cat, o Fusca da Great Wall que mudou de nome

Detalhes

Foto: Divulgação/Great Wall

Um dos seus grandes atributos é a tecnologia embarcada. A marca faz questão de exibir em seu site que a Poer vem de série com uma central multimídia de nove polegadas. Já o painel de instrumentos é digital e vem com uma tela de sete polegadas. Sem falar do controle adaptativo de cruzeiro e câmera de ré.

Great Wall Poer Plus (Foto: Divulgação/Great Wall)

A Poer chinesa está sendo vendida com duas opções de motorização. Uma é o 2.0 turbo de 162 cv e torque de 40,6 kgfm. Já o 2.0 turbo mais forte pode gerar uma potência de 190 cv e torque de 36,6 kgfm. A transmissão será sempre a automática de oito velocidades da ZF.

Dois SUVs também estão nos planos

Great Wall

Foto: Divulgação/Haval

O mercado utilitários esportivos também é pretendido pela Great Wall. Um dos modelos que podem ser feitos na nova fábrica é o SUV médio chamado de Jolion. Este carro seria o grande rival do Jeep Compass, do Toyota Corolla Cross e do VW Taos.

Ele pode trazer um forte pacote tecnológico. O sistema multimídia está em uma tela de 12,3 polegadas no painel. Sem falar do Head-up Display e do carregador de celulares wireless.

Foto: Divulgação/Haval

Já a segurança fica por conta dos seis airbags. Um outro item é o controle de cruzeiro adaptativo. Sob o capõ está o motor 1.5 turbo. Ele tem potência de 187 cv e torque de 27,5 kgfm

Great Wall

Foto: Divulgação/Haval

Agora, o mais sofisticado chamado Haval H6. A Haval é uma das marcas da Great Wall e ela é especialista em SUVs. Este modelo específico está em sua terceira geração e chegaria para concorrer com Jeep Commander, Chery Tiggo 8 e outros.

Ele é um pouco maior e mais sofisticado que o seu irmão Jolion. Ele é vendido em duas opções de motorização. Uma 1.5 Turbo de 171 cv e outra de 2.0 Turbo de 227 cv. Ele vem com câmbio automático de sete velocidades.

Foto: Divulgação/Haval

Foto: Divulgação/Haval

No seu interior, o destaque vai para a central multimídia. A tela flutuante tem tamanho de 12,3 polegadas. Já o painel de instrumentos de 10,25 também é bastante moderno. Na China, as versões mais caras possuem ar-condicionado dual-zone.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA