Great Wall decide futuro no setor automotivo do Brasil até setembro

Além de continuar negociando a compra de uma fábrica no Brasil, a Great Wall terá que decidir o seu futuro no setor automotivo até de setembro

A Great Wall é uma das maiores montadoras da China. E ela tem uma decisão bastante importante a fazer. Além de continuar negociando a compra de uma fábrica no Brasil, ela terá que decidir o seu futuro no setor automotivo até de setembro. A informação foi publicada pelo site “Automotive Business”. 

 

Foto: Divulgação/Haval

Great Wall no Brasil? Entenda

De acordo com a reportagem, um dos pontos discutidos seria a produção local. Como vimos anteriormente, a montadora teria adquirido a junto a Mercedes-Benz a fábrica de Iracemópolis (SP). A planta foi utilizada pela montadora entre 2016 e 2020. Ela tem capacidade para a produção de 20 mil veículos.

Leia mais: Jeep Grand Cherokee 2022 traz novidades no design; confira lançamento do SUV de 7 lugares

“Houve todo um processo de estudo nos últimos anos e agora está na mesa da matriz as opções de locais para se instalar uma unidade fabril. Dentro de dois meses isso estará resolvido. A análise considera o Brasil e também oportunidades em outros países na região que nunca foram descartados”, disse uma fonte ligada a empresa ao repórter Bruno de Oliveira.

Porém, segundo a mesma pessoa, as negociações ainda estão acontecendo. Essa informações estão no caminh contrário do que o jornal “O Globo” divulgou no último mês. Os chineses também conversam com a Ford para tentar assumir a fabrica de Camaçari-BA.

Outra solução seria se juntar com um parceiro comercial local. Do mesmo modo que a Chery fez com a Caoa. Mas a hipótese foi descartada pela fabricante asiática.

Além da questão da produção, a Great Wall está pensando na estratégia comercial. Ela não sabe se começará a vender apenas quando os veículos começarem a ser vendidos por aqui ou como importados. “Não está descartada a importação em um primeiro momento. O que está sendo feito é uma preparação do terreno para que, quando a China der o sinal verde para os investimentos locais, tudo esteja o mais pronto possível ou próximo disso”, contou a fonte.

Foto: Divulgação/Great Wall

Por enquanto, apenas o primeiro passo foi feito. Recentemente, ela fez sua inscrição na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp). O nome registrada é Great Wall Motor Brasil LTDA. Como foco principal da atividade, ela colocou comércio a varejo de automóveis.

Dois veículos registrados

Foto: Divulgação/Haval

Um outro passo importante foi dado pela Great Wall. Segundo o site, ela registrou dois veículos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Não se sabe se eles serão os primeiros veículos vendidos aqui, mas já é um passo importante.

Foto: Divulgação/Haval

Um deles é o SUV médio Haval H6. Com um porte próximo ao Jeep Compass, modelo já é vendido na China há um tempo e está em sua terceira geração. Ele pode ser equipado tanto com o propulsor 1.5 turbo (171 cv) quanto com o 2.0 turbo (227 cv). Dois também é o número de transmissões: manual de seis marchas e automática de oito velocidades. Ambas feitas pela ZF.

Por fim, o outro registro se trata da picape Poer (ou Série P). Ela já é vendida em outros países da América Latina, como o Chile. Outros veículos famosos neste mercado é o Wingle e o M4.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile