Grande montadora firma contrato para desenvolver baterias de carros elétricos

A Stellantis, grupo do setor automotivo que engloba várias montadoras, anunciou que passará a investir em baterias para carros elétricos. 

A Stellantis, grupo do setor automotivo que engloba várias montadoras, anunciou neste fim de semana que passará a investir também em baterias para carros elétricos.

Acordo da Stellantis com a Alliance Nickel faz parte do plano de descarbonização da montadora (Foto: Reuters)

Acordo para desenvolver baterias de carros elétricos

O novo acordo da Stellantis em busca de materiais para baterias de veículos elétricos foi firmado com a Alliance Nickel, desenvolvedora de níquel, e garantirá o fornecimento de 170 mil toneladas de sulfato de níquel e 12 mil toneladas de sulfato de colbato em cinco anos.

Os valores representam cerca de 40% da produção anual estimada no Projeto NiWest Nickel-Cobalt na Austrália Ocidental.

O NiWest é um projeto de desenvolvimento de matérias-primas que produzirá aproximadamente 90 mil toneladas de níquel para baterias para o crescente mercado de veículos elétricos.

Além disso, a Stellantis fechou acordo para compra de 9,2 milhões de euros em novas ações da Alliance Nickel, com uma participação de 11,5% e direito de nomear um diretor para o conselho da empresa.

Em vista dos planos eletrificados da marca, a Stellantis está estabelecendo acordos pontuais para o fornecimento de materiais essenciais de produção de veículos elétricos.

Desta forma, a montadora já estabeleceu acordos recentes com empresas do mundo todo dos segmentos de cobre, lítio, energia renovável, sulfato de manganês, entre outras.

Também neste fim de semana, a Stellantis confirmou o novo carro da Fiat para o mercado brasileiro que deve chegar com perfil ”popular”, uma vez que o modelo usará a plataforma do Citroën C3.

Acordo firmado pela Stellantis neste fim de semana foi mais dentre os negócios que baseiam os planos da marca rumo ao ”futuro eletrificado” (Foto: Divulgação)

Planos elétricos da Stellantis

O negócio firmado pela Stellantis reforça o objetivo de assegurar matérias-primas para a produção de veículos elétricos, um dos principais focos da montadora.

Desta forma, esse acordo é mais um que compõe o plano estratégico ”Dare Forward 2030” da marca, que busca atingir 100% de veículos elétricos a bateria (BEV) no mix de vendas de carros de passeio na Europa nos próximos sete anos.

Além disso, a montadora espera também alcançar o índice de 50% do mix de vendas de carros de passeio e picapes nos Estados Unidos até 2030.

Como plano de descarbonização, a fabricante pretende reduzir o nível de C02 em seus veículos pela metade até o fim da década.

Por fim, a Stellantis busca atingir o carbono neutro até 2038 com compensação percentual de um dígito nas emissões restantes.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile