Governo anuncia mais uma troca na presidência da Petrobras

A Petrobras terá novo presidente: Caio Mário Paes de Andrade substituirá José Mauro Coelho, que ficou apenas 40 dias no cargo.

A dança das cadeiras continua a todo vapor na maior empresa do País. O governo federal anunciou, na noite de segunda-feira (23), mais uma troca na presidência da Petrobras.

O nome indicado para assumir o cargo é o de Caio Mário Paes de Andrade, da Secretária Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, onde é responsável pela plataforma gov.br.

(Foto: Petrobras)

Dança das cadeiras: Petrobras tem nova mudança

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) justifica a troca citando a escalada no preço dos combustíveis. “Pelos diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos”, diz o texto. 

“Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da empresa, gerando benefícios para toda a sociedade”, afirma o ministério.

O novo presidente da Petrobrás sucede José Mauro Coelho, que ficou apenas 40 dias no cargo. Este, por sua vez, havia assumido a cadeira no lugar do general da reserva Silva e Luna, que lá ficou por pouco mais de um ano.

O motivo da demissão de todos eles foi o mesmo: a manutenção da paridade dos preços dos combustíveis com a cotação internacional do petróleo, conforme ditam as regras do mercado.  No último dia 11 de maio, o almirante Bento Albuquerque foi demitido do posto de ministro de Minas e Energia pelo mesmo motivo, sendo substituído por Adolfo Sachsida.

Em ano eleitoral, os altos preços dos combustíveis apresentam-se como uma dificuldade adicional às pretensões de reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Além de ser um dos principais motivos para a disparada da inflação, que está no maior patamar desde 1996, os preços da gasolina, do diesel e do gás afetam diretamente a popularidade de Bolsonaro.

Refinaria (Foto: Petrobras)

Quem é o novo presidente da Petrobras

Segundo o MME, Caio Mário Paes de Andrade:

“reúne todos as qualificações para liderar a companhia e superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras”.

Caio Mário Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University. Caio Paes de Andrade foi presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) até agosto de 2020.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile