Google Maps vai calcular valores dos pedágios nas rotas

Novo recurso do Google Maps, disponível em breve, mostra pedágios que houver ao longo do caminho e o valor que ele terá de pagar em tarifas. 

 

Escolher a rota certa para as viagens de carro ficará ainda mais fácil com um novo recurso do Google Maps. Em breve, ao pesquisar por um trajeto, o aplicativo irá mostrar ao motorista os pedágios que houver ao longo do caminho e o valor que ele terá de pagar em tarifas. 

Veja as novidades do Google Maps

A novidade do Google Maps reunirá informações coletadas de autoridades locais de cada país – no caso do Brasil, as concessionárias de rodovias federais e estaduais. Com isso, será possível calcular, antes mesmo de sair de casa, o custo das tarifas rodoviárias em cada trajeto, permitindo que as pessoas escolham aquele que seja melhor para o seu bolso. 

O valor calculado pelo aplicativo levará em consideração fatores como o dia da semana e o horário – em caso de pedágios que possuam variações de preço – e o custo para quem utiliza Tags de cobrança automática.

Sempre que uma rota gratuita, sem pedágios, estiver disponível, o Google Maps irá mostrá-la como opção. Quem quiser fazer um percurso totalmente sem cobranças, basta selecionar a opção “Evitar pedágios”, disponível ao tocar nos três pontos do canto superior direito da tela do app.

O recurso está previsto para chegar ao Brasil em breve. Neste primeiro momento, o aplicativo trará informações de pedágios de quase 2 mil estradas nos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Japão.

Nova versão do app traz aprimoramentos

Em breve, o motorista também poderá ver os semáforos e sinais de pare ao longo de sua rota, além de detalhes aprimorados, como contornos de edifícios e áreas de interesse. 

Em algumas cidades estarão disponíveis informações ainda mais detalhadas, como o formato e a largura de uma estrada, incluindo canteiros e ilhas. Com isso, o motorista poderá entender melhor onde está, o que ajudará a diminuir as chances de fazer uma mudança de faixa de última hora, por exemplo.

(Foto: Ilustrativa / Divulgação)

Novidades para iOS

As atualizações da versão do Google Maps para o sistema operacional iOS tornarão o aplicativo mais fácil de usar.

  • Acesso ao Google Maps na tela inicial com novo widget: um novo widget (atalho) de viagem permite acessar viagens realizadas ou planejadas previamente na guia “Ir diretamente” da tela inicial do iOS, facilitando ainda mais a obtenção de rotas. O usuário poderá ver a hora de chegada, a próxima partida da sua viagem de transporte público e até uma rota sugerida se estiver dirigindo.
  • Navegação a partir do Apple Watch: se o usuário possuir um Apple Watch e não estiver com o smartphone ao alcance das mãos, poderá obter as informações de trajetos no Google Maps diretamente do seu relógio. A navegação não mais precisará ser iniciada no iPhone. Basta tocar no widget no aplicativo Apple Watch e a navegação será iniciada automaticamente no relógio.
  • Pesquisa com Siri e Spotlight: o Google Maps está se integrando diretamente ao Spotlight, ao Siri e ao aplicativo Shortcuts. Depois de configurar os atalhos, basta dizer “Ei Siri, obter direções” ou “Ei Siri, pesquise no Google Maps” para acessar as informações úteis do Google Maps instantaneamente.
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile