Google Maps indicará rotas que economizam combustíveis; saiba como
O Google Maps integrará novas funcionalidades, entre elas, a opção de rotas que emitem menos poluentes e economizam combustível.
Pensando em agregar para uma sociedade mais ecologicamente correta, o Google anunciou novas atualizações para o seu aplicativo de rotas, o Google Maps. Agora, o mesmo terá funcionalidades de trajetos que reduzem a emissão de carbono e consequentemente economizam os combustíveis. Bem como novas opções de trajetos para ciclistas e a otimização de tempo através de semáforos inteligentes.
Veja como funciona as novas funcionalidades!
Google Maps lança funcionalidade de rotas mais econômicas
O Google informou novas atualizações para o Maps. O aplicativo contará agora com opções de escolha de trajetos mais eficientes. Por enquanto, a atualização está disponível para o mercado norte-americano, e também será lançada na Europa em 2022, conheça os detalhes.
Dessa forma, a partir de agora se você estiver se locomovendo pelos Estados Unidos, o Google Maps permitirá que você escolha a rota com as menores emissões de carbono, mesmo que não seja a mais rápida.
A empresa estima que com a nova atualização seja possível economizar mais de um milhão de toneladas de emissões de carbono por ano, o que seria o equivalente a remover mais de 200.000 carros das estradadas. Outra consequência é a redução do consumo de combustível.
Novas atualizações envolvem comparativo de carros híbridos e elétricos com modelos a combustão
Além da nova atualização citada, a empresa investe pesado em outras funcionalidades que visam a redução de poluentes. O Google também anunciou que está trabalhando em novas opções de busca e pesquisa para tornar mais fácil o comparativo entre modelos ecologicamente corretos.
Dessa forma, será mais fácil fazer o comparativo entre modelos híbridos e elétricos com carros a gás por exemplo. Com isso, será possível encontrar melhores condições e descontos na hora de comprar um modelo híbrido e elétrico, além de visualizar com clareza o verdadeiro custo antes de comprar. Esses recursos começarão a ser lançados nos EUA neste ano, e em outras regiões, em 2022.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Google Maps contará com navegação inteligente para ciclistas
Condução sustentável não é sinônimo de carros, mesmo que sejam ecologicamente corretos, outras formas de mobilidade devem ser levadas em consideração e são incentivadas pela empresa. A mesma informou que também introduzirá a navegação para ciclistas no Google Maps. Além de visualizar o caminho, agora será mais simples encontrar pontos de locação de bicicletas em mais de 300 cidades ao redor do mundo.
Cidades eficientes e semáforos com inteligência artificial
Por fim, pensando em tornar as cidades mais inteligentes e agregar rotas eficientes, o Google prevê a integração de inteligência artificial nos semáforos.
A pesquisa piloto acontece em Israel para prever as condições do tráfego e a melhorar o sistema de semáforos. Até agora, a empresa constatou uma redução entre 10% e 20% no consumo de combustível e no tempo de atraso nos cruzamentos. Os testes continuarão a ser realizados e o Google afirma expandir os pilotos para outras cidades, incluindo o Rio de Janeiro.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.