Mais um Departamento Estadual de Trânsito (Detran) identifica a ocorrência do golpe do IPVA aplicado contra motoristas locais. Desta vez é o Detran da Bahia que alerta para o risco devido a esquema de fraude semelhante ao que vem sendo arquitetado por criminosos em outros Estados desde o início do ano.
Saiba qual é o site correto para o pagamento e evite o golpe do IPVA
Na Bahia, os criminosos utilizam uma falsa página oficial para roubar o dinheiro de quem acredita estar pagando o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Como forma de pagamento, é disponibilizado um QR-Code que direciona para a conta bancária dos criminosos. A página falsa se passa pelo site oficial do Detran-BA.
Os débitos de IPVA devem ser consultados apenas pelos sites oficiais Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-BA) e do Detran-BA. No caso do Detran, a URL (endereço do site) correta é www.detran.ba.gov.br. Qualquer endereço diferente deste é indício de tentativa de fraude.
VEJA TAMBÉM
Além disso, o pagamento só pode ser feito por meio do caixa eletrônico, site ou aplicativo dos bancos do Brasil, Bradesco e Sicoob. Não são aceitas outras formas de pagamento, como PIX, transferência bancária ou cartão de crédito.
Caso precise de orientação, o contribuinte pode entrar em contato com o Detran-BA por meio do telefone 71-4020-5353. Com a Sefaz-BA, as dúvidas pode, ser esclarecidas por meio dos telefones 0800-071-0071 e 71-3319-2501. Outra opção é solicitar atendimento pelo Balcão Virtual ou, ainda, por e-mail enviado para [email protected].
Golpe do IPVA prolifera pelo País desde o início do ano
Infelizmente, esse tipo de golpe, com sistemática semelhante, tem sido aplicado Brasil afora desde o início do ano, quando começaram a vencer os boletos do IPVA 2023.
Em janeiro, por exemplo, Detran de Rondônia alertou a população sobre golpes praticados por estelionatários que se passam por funcionários da autarquia, utilizando redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp. O Detran-RO ressalta que em nenhum momento manda mensagens, e-mails ou faz contato via WhatsApp para qualquer pessoa oferecendo serviços. O mesmo vale para qualquer departamento de trânsito do Brasil.
Utilizando perfil falso, os golpistas abordam as vítimas nas mídias sociais ou em aplicativos de mensagens, oferecendo vantagens na aquisição de veículos, CNH ou extinção de multas. Para garantir o negócio, exigem que o usuário faça o depósito de uma quantia em dinheiro, que gira em torno de R$ 1 mil e R$ 2 mil.
Após o dinheiro ser compensando na conta do estelionatário, o perfil falso bloqueia a vítima, que nesse momento percebe o golpe aplicado.
Em março, foi a vez da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) denunciar um “site dublê” que se passava pelo endereço oficial de pagamento do IPVA, levando os contribuintes sul-matogrossenses ao erro. No endereço mantido pelos golpistas eram gerados documentos de arrecadação falsos – ou seja, se pagos, o dinheiro dos contribuintes era perdido, ficando de posse dos golpistas, com o IPVA permanecendo em aberto.