Golpe da CNH: como consultar legalidade de autoescolas no ES

(Divulgação)

Em reportagem veiculada nesta semana pela TV Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo, uma dona de casa denuncia que quase caiu em um golpe ao tentar tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Uma pessoa que dizia trabalhar em uma autoescola prometia a habilitação sem que a mulher precisasse comparecer às aulas e nem fazer provas. Entenda o caso e veja como não passar por isso!

Detran Divulga novos nomes de condutores com CNH suspensa no DF
(Foto: Pixabay)

Entenda o caso do Golpe da CNH

À emissora, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Harlen da Silva, garantiu que o órgão não emite habilitações nas condições oferecidas pelo golpista.

VEJA TAMBÉM

“Isso não existe. Isso é um ato ilegal, uma tentativa de fraudadores, estelionatários ganharem dinheiro da população e muitas vezes pessoas caem nisso, vendo a facilidade, uma possível facilidade, e caem nesse golpe”, declarou Halen à emissora.

Veja o que muda a partir da nova CNH 2022
(Foto: imagem ilustrativa)

Como conferir a legalidade de autoescolas no Espírito Santo

 

No site do Detran-ES é possível conferir se a autoescola é ou não legalizada. São mais de 200 estabelecimentos cadastrados no Estado.

O interessado em obter a CNH pode escolher um dos municípios capixabas e acessar a lista de autoescolas registradas mais próximas de sua residência.

“As autoescolas são obrigadas a se credenciar junto ao Detran, então se ela não estiver no site, não assine nada – denuncie, porque você pode estar entrando num golpe”, orientou o diretor do órgão.

Programa CNH Social 2022
Ilustrativa (Foto: Freepik)

Veja como os golpistas agem

A mulher, que pediu para não ser identificada pela reportagem da TV Gazeta, disse que pesquisou no Google “qual autoescola está com o valor mais em conta na categoria A e B” e enviou mensagem para o telefone celular de uma suposta autoescola que apareceu na busca.

Recebeu como resposta a mensagem de áudio transcrita a seguir:

“Processo sem burocracia, livre de aulas e exames, a gente faz todas as suas aprovações por nossa autoescola, que são as partes burocráticas, a gente faz todas as aprovações, tá bom. É uma CNH 100% original e quente, emitida dentro do Detran da sua cidade, com prontuário, Renach [Registro Nacional de Condutores Habilitados] e registro no sistema do Detran da sua cidade”.

“Eu achei bem estranho, né”, reagiu a dona de casa. “Pensei: como é que o Detran vai dar uma carteira pra uma pessoa que nunca fez uma aula? A pessoa vai sair matando todo mundo aí?”, espantou-se.

O número de telefone para o qual ela enviou a mensagem é de São Paulo. A mulher logo percebeu que seria um golpe, mas optou por continuar a conversa. 

5 itens que jamais podem ser deixados dentro do carro
Foto: Terra

Golpistas pediram R$ 1.600,00

O golpista disse que habilitação nas categorias A e B custaria R$ 1,6 mil e pediu para que ela enviasse cópias do RG e do CPF, uma foto e uma folha em branco com uma assinatura dela.

“Eu falei: ‘olha, mas mandar uma folha assinada em branco fica difícil, né? Você não tem um contrato?’ Aí ele me mandou um contrato de uma autoescola normal, com as aulas normais”, relatou a mulher à reportagem.

O contrato trazia o nome e o registro de uma autoescola localizada em na cidade de Campinas (SP). Então o golpista caiu em contradição. Em uma das conversas, ele passou para a dona de casa um número de registro diferente – de uma autoescola localizada no interior do Estado do Pará. Foi aí que as conversas terminaram.

A Polícia Civil orientou a dona de casa a procurar uma delegacia e registrar boletim de ocorrência, para dar início a uma investigação sobre o golpe.

Como se proteger do "golpe das autoescolas" para tirar ou renovar a CNH
(Ilustrativa)

 

Com informações da TV Gazeta

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar