Gol Last Edition: Volkswagen abre pré-cadastro para compradores
Próximo do lançamento, a edição de despedida Gol Last Edition ganhou uma página especial no site da Volkswagen; veja como se cadastrar
A Volkswagen do Brasil lançou um hotsite especial para o lançamento do VW Gol Last Edition – última edição do modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da história do mercado nacional.
Além do site, pelo qual será feito o pré-cadastro de compradores, a marca alemã divulgou uma nova imagem do Gol Last Edition (acima), mostrando sua dianteira mais esportiva, com detalhes em preto e a pintura externa na cor Vermelho Sunset.
VW Gol Last Edition marca o fim da produção do hatch após 42 anos
Após quatro décadas de história e produção ininterrupta no mercado nacional, o VW Gol dará adeus ao Brasil – e será substituído pelo Polo Track. Para marcar a despedida do veículo, a marca apresentou a edição especial Gol Last Edition, limitada a mil unidades numeradas.
A marca alemã ainda não revelou todos os detalhes do VW Gol Last Edition, como o preço, que deverá ser divulgado nas próximas semanas. A estimativa é que a tabela fique ao redor dos R$ 100 mil. O pré-cadastro dos interessados pode ser feito no hotsite da marca.
A versão especial de despedida do veículo foi desenvolvida pelo time de Design da Volkswagen do Brasil. Todas as mil unidades do VW Gol ‘LE’ já estão prontas e em breve chegam às concessionárias da marca.
Já o VW Gol “tradicional” segue em produção até o fim de dezembro, quando finalmente terá a produção encerrada, em definitivo. Nesta reta final, o Gol voltou a ser um dos carros mais vendidos no País.
Como será o Gol Last Edition
Segundo pode ser visto nas imagens divulgadas pela marca, a carroceria recebe a cor Vermelho Sunset (inédita para o Gol), a mesma já usada por outros veículos da montadora, como os SUVs Nivus e T-Cross.
O VW Gol Last Edition também possui um apelo esportivo graças aos adesivos na lateral do veículo, às rodas de liga leve de 15” com acabamento na cor preta – mesmo tom aplicado à grade e ao pequeno spoiler acima da tampa do porta-malas.
Já as lanternas são interligadas por uma faixa na cor preta, que harmoniza com o detalhe do para-choque traseiro também em preto e remete ao Gol GT Concept, de 2016. As maçanetas, retrovisores externos, a coluna central e as caixas de roda também aparecem na mesma tonalidade escura.
Assim como a parte externa do veículo, o interior recebeu um trabalho especial. Os bancos exclusivos aparecem em dois tons, com costura vermelha aparente, justamente para harmonizar com o novo exterior. Tais detalhes também podem ser vistos no volante em couro e coifa da alavanca de câmbio.
No quesito equipamentos, o hatch deve adotar os itens do pacote Urban, que hoje é ofertado como opcional na única configuração vendida do hatch. Ele inclui retrovisor com ajuste elétrico, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo e central multimídia de 6,5”, com pareamento de Android Auto e Apple CarPlay via cabo.
Motorização da versão MPI
Hoje, o VW Gol é ofertado em uma única versão, a MPI, e ela é a base para o desenvolvimento da edição de despedida. Dessa forma, ainda que a Volkswagen não tenha confirmado oficialmente, o ‘Last Edition’ deve manter o motor 1.0 MPI aspirado, de três cilindros, que rende até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. Acoplado a esse motor está o câmbio manual de cinco velocidades.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.