Gol Last Edition é mais barato e tem ‘recheio’ especial na Colômbia; entenda

A Volkswagen reservou uma surpresa para o Gol Last Edition vendido na Colômbia; saiba por que hatch chega mais 'recheado' ao país vizinho

O Volkswagen Gol Last Edition teve apenas 1.000 unidades produzidas na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. Deste total, 650 foram destinadas ao mercado brasileiro e as 350 restantes, a outros países da América Latina. Porém, apesar de tratada pela marca como um lote único, a série de despedida do icônico hatch terá um ‘recheio’ mais interessante em outras regiões na comparação com o Brasil. Entenda o motivo a seguir. 

Gol Last Edition chega à Colômbia com motor mais potente

O fim da produção do Gol após 42 anos de história no Brasil marca não só o capítulo final do modelo por aqui, mas em toda a região da América Latina. Afinal, o hatch também é exportado e vendido em países como Uruguai, Peru, Argentina, Bolívia, Paraguai e Colômbia, entre outros. 

Nem todos estes mercados terão a série Last Edition. Na Argentina, por exemplo, a venda do modelo não é possível por conta da legislação local, que obriga controles de estabilidade e tração de série para todos veículos comercializados no país. Isso fez o Gol dar adeus aos argentinos ainda em 2021.

Já na Colômbia, a chegada do Gol Last Edition está confirmada. Por lá, a série limitada terá um “recheio” que faltou ao modelo brasileiro: um motor mais potente. A explicação para isso está no fato de que, em vez de utilizar o 1.0 MPI 12V três-cilindros, da família EA-211, o Volkswagen Gol ‘LE’ colombiano terá somente o motor 1.6 8V da família EA-111.

Substituição no ‘time’ da Colômbia: sai o motor 1.0 MPI EA-211 e entra o 1.6 8V EA-111 (Foto: Divulgação/VW)

De acordo com a ficha técnica divulgada pela Volkswagen da Colômbia, o motor 1.6 do Gol Last Edition ‘local’, movido somente a gasolina, produz 100 cv de potência e 14,6 kgfm de torque. Em relação ao 1.0 MPI flex do modelo brasileiro, a mudança representa um acréscimo de até 23 cv e 4,9 kgfm – na comparação com o rendimento quando abastecido com gasolina. 

Por aqui, o motor três-cilindros do Gol produz 84/77 cv (etanol/gasolina) e 10,4/9,7 kgfm (E/G). Em ambos modelos, o câmbio é sempre manual de cinco marchas. A lista de itens de série segue a mesma nos dois países.

Além de ter motor 1.6, hatch colombiano é mais barato

Não é só na análise da ficha técnica que o Gol Last Edition colombiano ‘larga na frente’ do brasileiro. Além de ser mais potente, o hatch produzido no Brasil – acredite – chega mais barato ao país vizinho. 

Por lá, a série de despedida do Gol tem preço sugerido de 72.490.000 pesos colombianos, o equivalente a cerca de R$ 78.700 na conversão direta pelo câmbio atual, sem impostos. Considerando o valor em reais, os brasileiros pagam até R$ 17.290 a mais pelo modelo, que custa R$ 95.990 no Brasil – e, ainda assim, esgotou em minutos o lote de venda online.

Cabine do Gol Last Edition colombiano mantém plaqueta numerada e acabamento exclusivo (Foto: Divulgação/VW)

Por que o Last Edition brasileiro tem motor 1.0?

A escolha da Volkswagen pelo motor 1.0 MPI para a série Last Edition brasileira está relacionada às novas regras de emissões do Proconve L7, que entraram em vigor no início do ano. 

Na época, toda a linha Gol (e Voyage) deixou de ser vendida com o motor 1.6 8V EA-111 devido ao custo envolvido para a adequação às normas ambientais. Até mesmo a Saveiro teve de ser atualizada, trocando em toda a gama o motor 1.6 8V EA-111 pelo 1.6 16V da família EA-211 (que já era padrão na versão Cross).

Como as regras de emissões são distintas para cada país, o Gol Last Edition pode ser vendido com motor mais forte na Colômbia. Só não conseguimos decifrar o motivo de ele ser mais barato por lá.

Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

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