O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou nesta sexta-feira (29) a segunda chamada da sexta etapa do Programa CNH Social. Foram abertas 1.762 vagas remanescentes. A listagem com os nomes dos classificados na primeira chamada foi publicada no site do órgão.
Programa CNH Social 2022: veja como se inscrever
Nesta etapa, o programa ofereceu 11.010 vagas para obtenção da primeira habilitação, mudança ou adição de categoria. Para assegurar o benefício, os contemplados têm 15 dias para efetuar a matrícula online e até 30 de maio para entregar a documentação exigida em um dos postos de atendimento presencial, onde será efetuada a abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
A matrícula online deve ser realizada exclusivamente pelo site da autarquia. A perda do prazo ou falta de entrega dos documentos comprobatórios implicará desclassificação.
VEJA TAMBÉM
Oferecido pelo governo de Goiás, por meio do Detran-GO, o programa promove a inclusão social dos contemplados e abre novas oportunidades no mercado de trabalho. Ele oferece aos convocados a possibilidade de tirar a primeira habilitação, adicionar ou mudar a categoria da CNH. Desde 2019, já foram beneficiadas mais de 17 mil pessoas.
Os convocados terão direito à isenção das taxas do Detran-GO – como as de inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático. Os candidatos com deficiência também ficam isentos de pagar pelos exames médico e psicológico e de junta médica – e pelo exame toxicológico, quando se tratar de habilitação para categoria profissional.
Por meio de parcerias, serão oferecidos ainda o curso teórico – de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.
Veja o cronograma da sexta etapa do Programa CNH Social:
29/04 – Divulgação da lista da segunda chamada e abertura da matrícula online
16/05 – Encerramento da matrícula online
30/05 – Fechamento do prazo para abertura do Renach
CNH Social existe em 14 Estados
Embora o programa tenha sido regulamentado pelo governo federal, as unidades da Federação têm total autonomia para optar ou não pela sua adesão. Dessa forma, nem todos os Estados oferecem a CNH Social.
Veja a seguir a lista dos Estados que oferecem a habilitação gratuita à população:
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- São Paulo