GM sofre maior perda de mercado na América do Sul, aponta Fenabrave

Segundo informações pela Fenabrave, as vendas da General Motors (GM) no continente representaram 11,5% das vendas globais. Veja os dados

A General Motors (GM) não vive uma boa fase. Em todos os mercados em que está presente, a norte-americana foi afetada pela crise dos semicondutores. E como não devia deixar de ser, suas vendas começaram a cair. De acordo com as informações da Fenabrave, o mercado da América do Sul foi aquele que teve a maior perda.

GM

Foto: DIvulgação/Chevrolet

GM sofre maior perda de mercado na América do Sul

Esse mercado (que inclui o Brasil) sempre foi bastante importante. Entretanto, com a falta do componente elétrico, os números começaram a cair. Segundo informações da entidade, as vendas da montadora no continente representaram 11,5% das vendas globais. O balanço realizado com os números do mesmo período, só que em 2020, mostrou que ela tinha uma fatia de 15%.

O nosso continente foi quem teve a maior queda percentual. Apesar de também terminarem o semestre em baixa, a queda nos mercados da América do Norte e da Ásia não foram tão fortes. O primeiro caiu de 16,4% para 15,2%. Enquanto isso, o segundo teve uma retração de 7,9% para 7,5%.

GM

Foto: DIvulgação/Chevrolet

Isso se deve às quedas que montadora teve em seus principais mercados. No Brasil, por exemplo, sua participação no número de carros comercializados até junho deste ano foi de 12,38%. No final do mês de julho, ela já é de 11,46%.

Apesar disso, ela ainda está na terceira colocação do ranking de vendas acumuladas. Enquanto isso, na Argentina, ela está na sétima colocação do ranking de montadoras.

E o culpado já é bastante conhecido – pelo menos no mercado brasileiro. A falta de semicondutores fez com que ela tivesse que suspender a produção da maioria de seus veículos.

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GM

Foto: DIvulgação/Chevrolet

A fábrica de Gravataí-RS foi a mais afetada, visto que lá são feitos o Onix e o Onix Plus. Se você lembrar, o hatch foi o mais vendido do ano passado e começou o ano bem. Porém, o último balanço da Fenabrave mostrou que o veículo teve apenas 1.387 unidades comercializadas. Já o SUV nem apareceu entre os mais vendidos.

Lucro

Foto: pixabay.com

O levantamento também trouxe outros dados financeiros da GM. Ao contrário do primeiro semestre de 2020, quando ela teve um prejuízo de US$ 464 milhões, os seis primeiros meses deste ano trouxe dados positivos. Isso porque foi registrado um lucro de US$ 5,8 bilhões. Só no segundo trimestre foram US$ 2,8 bilhões ganhos

 

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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