GM retomará produção do Onix e Onix Plus 2022, dia 16

GM anunciou que Onix e Onix Plus voltarão a ser produzidos pela fábrica de Gravataí-RS. O retorno das atividades acontecerá na segunda, 16/08

Depois de meses de paralisação, parece que as boas notícias voltaram a chegar para a GM. A marca anunciou oficialmente que o Onix e Onix Plus voltarão a ser produzidos pela fábrica de Gravataí-RS.

O retorno das atividades acontecerá na próxima segunda-feira (16/08). A volta ocorre quatro meses depois da fábrica ser atingida pela crise dos semicondutores.

A montadora optou por uma volta mais gradual. De acordo com a ela, apenas um turno estará de volta na próxima semana. A expectativa é que toda a produção seja normalizada até o fim do ano.

Esta é uma das voltas mais esperadas. A planta da Chevrolet localizada na Região Sul do País está paralisada desde o mês de abril. Ela até ensaiou algumas datas para o retorno, mas elas tiveram que ser adiadas.

GM

Foto: Divulgação/Chevrolet

GM retomará produção do Onix e Onix Plus 2022 

Agora, ela volta para tentar recuperar o tempo perdido. E ela também volta para produzir dois dos veículos mais importantes da marca. O Onix hatch foi o veículo mais comercializado em 2020 e já esteve no topo de vendas neste ano. Mas a crise fez com que elas despencassem.

O levantamento de emplacamentos da Fenabrave mostra que o número de unidades vendidas foi de 1.387. A mesma coisa aconteceu com seu irmão Onix Plus. No mês passado, foram apenas 707 unidades negociadas em todo o Brasil. Hoje, eles podem ser encontrados com três conjuntos mecânicos, duas transmissões e seis configurações de acabamento diferentes.

GM

Foto: GM

GM

Foto: Chevrolet

Leia também: Tudo sobre o Onix Plus 2022

“O Onix é o carro preferido do consumidor brasileiro, e o retorno da produção é importante pois vamos começar a atender aos milhares de clientes que aguardam pelo produto nas concessionárias Chevrolet pelo país”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

A unidade de Gravataí-RS não foi a única fábrica da GM afetada. Em São Caetano do Sul-SP, os funcionários tiveram seus contratos de trabalho suspensos. Isso ocorre desde o mês de junho. A volta deles está marcada para o próximo dia 26. Lá são feitos outros modelos, como o Tracker e o Joy.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Ela também está sendo preparada para receber a linha de produção da nova Montana. Aliás, a mesma queda vista nos números na linha Onix pode ser visto nos do SUV compacto. Sua queda foi bastante brusca e nem entre os 50 mais vendidos ele apareceu em julho.

A falta ainda atinge outras marcas

Foto: Divulgação/Renault

Semicondutores são usados em diversos equipamentos do carro. Sua falta vem atingindo em cheio o mercado automotivo de todo o mundo.  Além da Chevrolet, outras diversas marcas tiveram que paralisar suas produções.

Em julho, a empresa norte-americana Auto Forecast Solutions fez um levantamento que mostrava que o Brasil deixaria de produzir até 220 mil veículos até o final daquele mês.

Algumas montadoras ainda seguem sofrendo com a falta do componente. Na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo-SP, 1.500 funcionários estão cumprindo férias coletivas. Elas começaram em julho e estavam marcadas para acabar nesta semana. Mas não aconteceu. O turno afetado voltará ao normal apenas no fim do mês.

Foto: Divulgação/Toyota

Já a Renault só voltará a produzir seus veículos de passeio no dia 28. Por fim, a Toyota já anunciou que irá interromper a produção de veículos e motores. Isso acontecerá entre os dias 18 e 27 deste mês.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA