Gasolina em alta: Veja 9 dicas para reduzir gastos com combustível

O preço dos combustíveis estão em alta. Desde o começo do ano, tanto a gasolina quanto o etanol sofreram diversos aumentos em todo o País. Estudos mostram que eles já ultrapassaram a marca dos R$ 5 em muitos lugares. Mas você pode usar alguns métodos para reduzir os gastos. Pensando nisso, o Garagem360 e a Cobli, logitech de gestão de frotas. separaram 9 dicas para reduzir gastos com combustível.

Gasolina em alta

Estas dicas parecem ser simples, mas muitos condutores não respeitam. Além de economizar combustível, o motorista estará contribuindo para um trânsito mais saudável. Sem falar que algumas delas evitam que o mesmo tenha problemas com o veículo.

“Os veículos de uma frota têm um conjunto de atividades a serem realizadas, que se traduzem em quilômetros a serem percorridos. Fica muito difícil manter os gastos com combustível sob controle se os veículos forem utilizados para objetivos diferentes daqueles determinados pelo gestor. Por isso, antes de tudo, para conseguir melhorar os indicadores de custo por quilômetro, é muito importante atentar-se ao modo de utilização dos veículos”, diz Marcelo Gomez, gerente de produto da Cobli.

1 – Não forçar o motor

Foto: pixabay.com

Começamos esta lista com um erro bastante praticado pelos motoristas. Muitas pessoas, por exemplo, ficam acelerando o veículo quando ele não funciona após o primeira tentativa. Isso ocorre muito em dias mais frios. Outra atitude comum é acelerar demais durante uma ultrapassagem.

Porém, elas não sabem que forçar o motor, subindo os giros de forma excessiva, pode gastar muito combustível. Além de ser prejudicial aos componentes do veículos.

2- Fazer a manutenção das velas

Um dos itens mais importantes do conjunto mecânico de um veículo são as velas. Elas produzem a faísca que fazem o combustível explodir e iniciar o funcionamento do motor. Sua manutenção é necessária, visto que seu mal funcionamento pode causar diversos problemas. Dentre eles, o aumento da taxa de consumo do combustível.

3 – Calibrar corretamente os pneus

Foto: pixabay.com

Você costuma calibrar os pneus de seu veículo corretamente? Não? Então é melhor você começar a prestar mais atenção. Quando os pneus estão vazios, o atrito do veículo com o chão aumenta. Com isso, a taxa de consumo também cresce. Esta prática é bastante recomendada antes de pegar a estrada.

Caso tenha dúvidas de qual é o valor da pressão recomendada, use o manual do proprietário.

4 – Não sobrecarregar o veículo

Dirigir com um volume de carga abaixo da capacidade total é uma das dicas para reduzir gastos com combustível. Isso porque quanto mais pesado estiver o seu carro, mais combustível ele queimará. Mesmo que o trajeto não seja tão grande, é ideal é sempre respeitar a capacidade recomendada pela montadora.

5 – Trocas as marchas na hora certa

Foto: pixabay.com

Vimos acima que forçar o motor pode influenciar no consumo de um automóvel. E uma das práticas mais comuns é justamente trocar as marchas na hora errada. A pessoa que costuma usar marchas baixas em alta rotação ou adota uma marcha mais alta em baixa rotação está correndo o risco de gastar mais dinheiro com combustível. Sem falar que pode colocar em risco os componentes.

Por isso, é recomendável evitar altas velocidades e ficar atento na hora de trocar as marchas.

6- Fechar os vidros do veículo

Para alguns, o ar-condicionado é um dos itens que não podem faltar em um carro. Mas ele pode ser um dos culpados pelo carro beber tanto combustível. Dependendo do local que você esteja, o motorista deve avaliar qual dos dois é o mais econômico.

Leia mais: Saiba como é possível pedir o emplacamento digital no Brasil


Se você estiver andando em cidades, por exemplo, o ideal é desligar o equipamento e abrir os vidros. Porém, por questões aerodinâmicas, o inverso é o recomendável para rodar em trechos de estradas.

7- Aproveitar os semáforos

Foto: pixabay.com

Geralmente, uma má conduta no trânsito pode ser prejudicial ao veículo por diversos motivos. Um erro que muitas pessoas cometem é acelerar o veículo ao se aproximar de um semáforo fechado. Além de existir a possibilidade de causar um acidente grave, ele pode desgastar os freios e aumentar os custos com combustível.

Tirar o pé do acelerador e aproveitar o freio motor para reduzir a velocidade para estacionar podem ser um boa ideia. Lembre-se: é sempre importante respeitar as regras de trânsito.

8 – Comprar combustível com cuidado

Foto: pixabay.com

Muitos postos de gasolina oferecem preços bacanas e diversos serviços de conveniência. Mas tenha cuidado com os combustíveis adulterados. Eles podem prejudicar a saúde do seu veículo. A recomendação é sempre procurar por postos de gasolina confiáveis.

Além disso, é sempre bom verificar a situação do filtro de combustível.

9 – Planejar bem as rotas

Por fim, planejar as rotas também podem ajudar a economizar os gastos com combustível. Isso porque quando você investe em trajetos mais curtos e com menos trânsito, o quilômetro rodado diminui. Pode parecer óbvio, mas além de gastos com gasolina (ou etanol) ficarem menores , você economizará com manutenção.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar