Audi A4 passa por teste de 12 mil km

A área de Garantia de Qualidade da Audi conduziu seu 100º teste INKA (teste de corrosão e envelhecimento de Ingolstadt) no novo A4. O processo, um dos mais rígidos realizados pela montadora, simula os desafios enfrentados durante uma vida útil de 12 anos do veículo em um período de 19 semanas, e é utilizado para verificar a eficácia da proteção contra corrosão e a durabilidade dos automóveis.

No decorrer da realização de 100 testes INKA, a empresa completou 322.500 horas de trabalho, percorreu mais de um milhão de quilômetros e fez 2.800 avaliações de lama e 1.900 de sal. No total, 12 mil quilômetros são percorridos com cada modelo, incluindo direção por água salgada e lama. No final, os inspetores de qualidade desmontam o carro em cerca de 600 peças individuais e checam seus pontos fracos.

Cinco fases

Os testes de resistência abrangem cinco fases. Primeiro, o carro é borrifado com sal em uma câmera climática a 35º C. Em seguida, é exposto a um clima tropical de até 50º C e umidade do ar a 100%. Na fase três, 80 lâmpadas halogenas de vapor metálico esquentam a carroceria até a temperatura máxima de 90º C. No processo, as cores internas não podem desbotar e os materiais não devem ficar mais frágeis.

A quarta fase simula condições de inverno no círculo polar. A – 35º C, uma máquina de hidropulsos sacode o veículo para simular a torção da carroceria e a pressão sofrida por algumas peças e pelo motor ao rodar por estradas danificadas. Por fim, pilotos de teste dirigem repetidamente por rotas externas especialmente preparadas para esse tipo de avaliação.

 

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile