Garantia da BYD: o que está incluso na proteção de 5 anos da marca chinesa?
Mesmo que você não seja um aficionado por carros, com certeza já ouviu falar da BYD. Trata-se de uma marca chinesa de carros elétricos que está fazendo muito sucesso no mercado brasileiro.
E não é para menos. A montadora chegou com a proposta de entregar modelos completos, com alta tecnologia embarcada por um custo mais acessível em relação aos veículos já vendidos por aqui e vistos como mais “tradicionais”.
Porém, a marca também já está envolvida em polêmicas, uma vez que muitos proprietários e interessados em adquirir um dos produtos da montadora, se sentiram lesados quanto a garantia, que não funciona de forma tão simples.
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Como funciona a garantia dos carros elétricos da BYD?
A BYD anuncia que os carros vendidos no Brasil têm um período determinado de garantia, como o Dolphin, por exemplo, com 5 anos para o carro e 8 para a bateria, esse último sem limite de quilometragem.
No entanto, muitos itens essenciais para o bom funcionamento do carro e vistos até como simples, não estão inclusos nesse período de proteção.
Para entender melhor o contexto, o Garagem360 acessou o “Manual do Proprietário” bem como o “Manual de Manutenção e Garantia” do BYD Dolphin, carro elétrico mais vendido da BYD no Brasil e que escolhido como base para a reportagem.
Nesse segundo livro citado – que está disponível para download no final desse post – a montadora revela o tempo de garantia para vários itens que simplesmente não entram no período padrão de 5 anos.
Segundo o arquivo, período de garantia do veículo elétrico é de 60 meses ou 500 mil km para casos de uso não comerciais e de 24 meses ou 100 mil km para uso comercial.
Ainda segundo a BYD, carro comercial é aquele usado para fins comerciais, como táxis e locadoras.
Contudo, logo abaixo dessa informação, a montadora relaciona em uma tabela itens com tempo de garantia especial.
Nesse caso, há componentes com período de garantia de apenas 3 meses, como é o caso de óleos, lubrificantes e gás refrigerante.
A seguir o Garagem360 relaciona os itens e o tempo de garantia anunciados pela marca para casos de uso não comercial.
- Sistema de baixa tensão – 60 meses ou 500 mil km
- Chassi – 60 meses ou 500 mil km
- Corossão – 60 meses ou 500 mil km
- Sistema de luzes externas – 24 meses ou 60 mil km
- Tomada de recarga – 12 meses
- Carregador – 12 meses
- Bateria 12V – 12 meses ou 20 mil km
- Amortecedores – 12 meses ou 30 mil km
- Componentes da suspensão e caixa de direção – 12 meses ou 30 mil km
- Rolamentos de rodas – 12 meses ou 30 mil km
- Borrachas – 12 meses ou 30 mil km
- Multimídia – 12 meses ou 30 mil km
- Bateria de controle remoto – 3 meses* ou 5 mil km
- Óleos, lubrificantes e gás refrigerante – 3 meses* ou 5 mil km
- Pneus – 3 meses* ou 5 mil km
- Limpadores de para-brisa e vidro traseiro – 3 meses* ou 5 mil km
- Filtro de ar-condicionado – 3 meses* ou 5 mil km
- Pastilhas e discos de freio – 3 meses* ou 5 mil km
- Lâmpadas convencionais, fisíveis e relés – 3 meses* ou 5 mil km
- Reaperto, ajustes e verificações de ruídos – 3 meses* ou 5 mil km
Itens com o (*) referem-se à garantia legal de 90 dias previsto em lei.
Garantia da bateria de tração é ainda mais complicada
Para a montadora, é considerada “condição NORMAL de bateria de tração quando a sua capacidade de carga estiver igual ou superior a 60% da sua especificação de capacidade máxima durante seu período de garantia”.
Ou seja, mesmo que a bateria perca capacidade de carga de até 40%, a marca ainda considera que ela está em condição normal de uso.
Além disso, o livro informativo também deixa claro que a garantia da bateria de tração não cobre danos ou falas resultantes ou causadas por:
- Perda gradual de capacidade da bateria.
- Número de série ou etiquetas nos produtos ou seus componentes modificados, removidos ou com identificação prejudicada.
- Abertura dos lacres da bateria de tração ou desmontagem do seu invólucro sem a permissão do fabricante.
- A bateria de tração ficar mais de 14 dias com a condição de carga inferior a 5%.
- O produto estiver modificado, alterado ou reparado sem a autorização por escrito da BYD.
- Utilização de um carregador não recomendado pela BYD.
- Não executar corretamente os procedimentos para a recarga.
- Vandalismo ou tentativas de reduzir a vida útil da bateria.
- Dano externo no produto causando mau funcionamento da bateria de tração, decorrente de colisões e/ou danos no chassi.
- O produto tiver sido desmontado sem a autorização da BYD.
- Falha ou danos causados pela não realização da detecção anual da capacidade da bateria. Falha ou danos que possam ser evitados por uma inspeção.
- Sobrecarga na bateria de tração, descarga excessiva, curto-circuito causado por falha no gerenciamento da bateria de tração, resultante de operação inadequada e utilização não consistente com o manual.
- Não realizar as revisões periódicas em uma concessionária autorizada BYD dentro dos prazos mencionados no plano de manutenção.
Quando o carro perde a garantia?
Ainda segundo o Manual de Manutenção e Garantia, a “Garantia do veículo estará automaticamente cancelada quando:
- Deixar de ser realizada qualquer uma das revisões estabelecidas no programa de manutenção periódica constante no manual do proprietário, conforme a quilometragem indicada, observando-se as tolerâncias de prazo e a quilometragem para cada revisão.
- Qualquer uma das revisões for realizada fora da quilometragem ou prazo especificado.
- O veículo tenha sido reparado fora da rede de concessionárias autorizadas BYD.
- Peças originais, acessórios ou equipamentos BYD forem substituídos por outros não fornecidos pela BYD. Garantia 41
- O odômetro sofrer alterações na indicação da quilometragem ou apresentar quilometragem incompatível com o estado geral e desgaste do veículo.
- Houver a utilização de lubrificantes ou fluidos que não atendam às especificações constantes no Manual do Proprietário BYD.
- A estrutura técnica ou mecânica do veículo sofrer quaisquer modificações ou alterações com a substituição de componentes, peças e acessórios originais BYD por outros não originais ou de especificações diferentes, afetando a juízo da BYD, o funcionamento, estabilidade, segurança e confiabilidade do veículo.
- Ocorrerem falhas decorrentes de utilização não prevista para o veículo, considerando-se as especificações técnicas descritas no manual do proprietário, tais como: competições de qualquer natureza, excesso de velocidade, abusos ou sobrecarga, utilização do veículo em solo que o submeta a condições severas de uso, tais como: uso fora de estrada.
- Ocorrerem danos resultantes de acidentes, colisões e outras avarias não passíveis de recuperação pelas concessionárias autorizadas BYD.
- Ocorrerem danos mecânicos, elétricos ou estruturais no veículo, resultantes da insistência operacional de avarias não respeitando os avisos sonoros, luminosos e gráficos indicativos de panes ou mau funcionamento mostrados no painel de instrumentos do veículo.
- Ocorrerem danos em componentes elétricos, eletrônicos, bateria e demais componentes associados à instalação de acessórios elétricos ou eletrônicos não originais BYD, tais como: rastreadores e bloqueadores antifurto, equipamentos de áudio e vídeo ou equipamentos multimídia.”
Quais os carros vendidos pela BYD no Brasil?
Clique aqui para acessar o “Manual de Manutenção e Garantia”.