Garagem de clássicos em fábrica da VW reúne mais de 100 modelos 

A Volkswagen do Brasil inaugura na fábrica de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, o segundo espaço dedicado para exposição dos carros do seu acervo de clássicos. São mais de 100 unidades que fizeram história no mercado brasileiro na nova garagem de clássicos da VW.

Chamada de Garagem VW – Parte II, a área de 1.430 m² na Ala 5 da fábrica Anchieta dá uma nova dimensão ao trabalho realizado na Parte I, inaugurada em 2019. Serão 36 novos carros em exposição, misturando modelos já conhecidos e unidades inéditas, nunca antes apresentadas.

VW Fusca (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Conheça a garagem de clássicos na fábrica da VW

O trabalho no Acervo VW iniciado pela área de Engenharia do Produto já existe há mais de 20 anos, mantendo em excelente estado de conservação parte dos mais de 100 carros do grupo, que é a maior coleção coordenada por uma montadora no Brasil.

VEJA TAMBÉM

Os modelos da Garagem VW – Parte II carregam histórias únicas: alguns fizeram parte da frota de testes do time de Engenharia da VW, outros estão desde zero-quilômetro no acervo. Há ainda unidades compradas de colecionadores para compor a história completa da marca no País.

Para organização do espaço, as unidades foram separadas por temas:

Clássicos da Anchieta

Reúne os modelos da família Fusca e que traziam motor a ar, produzidos entre as décadas de 1950 e 1980. Estão lá, por exemplo, exemplares do Fusca, 1600, 1600 TL, Brasília, Variant e SP.

Kombi

VW Kombi (Foto: Divulgação/Volkswagen)

A icônica van mereceu seu capítulo à parte, reunindo a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard na cor branca de dezembro de 2013, e uma unidade 1961 vermelha e branca (saia e blusa), que é o veículo mais antigo da coleção.

Autolatina 

VW Logus (Foto: Divulgação/Volkswagen)

A época da parceria entre VW e Ford é homenageada por três representantes: Apollo, Logus e Pointer – este último, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990.

Compactos premium

O conceito de compactos premium que trouxe, no início dos anos 2000, veículos como o Polo e o Polo Sedan, além do hatch 100% brasileiro Fox, com a última unidade fabricada na planta de São José dos Pinhais (PR) – da versão Xtreme – presente na Garagem VW – Parte II.

Esportividade

VW Gol GTI (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Um traço importante do DNA da marca alemã também marca presença com a primeira unidade das 99 produzidas do Golf GTI VR6, com o Gol GTI 1993 na cor vinho – versão marcante do compacto, adorada pelos entusiastas até hoje –, além do Santana EX 1991, a unidade mais apimentada do sedã, e do Golf GTI 2018, o último produzido no Brasil, na cor vermelha.

Concluindo os integrantes da Garagem VW – Parte II, a novidade e o último a se juntar ao acervo, o Gol Last Edition na sua unidade 1000/1000, que chegou para celebrar a despedida de um ícone automotivo brasileiro. O modelo ocupa lugar num espaço temático com todas as gerações lançadas, além dos derivados do Gol (Voyage, Parati e Saveiro) que também marcaram época.

A Garagem VW – Parte I

A primeira Garagem VW, lançada em 2019 com 22 veículos, segue ativa, recebendo uma alteração das unidades em exposição. Agora, diversos modelos especiais, entre veículos conceitos e de demonstração ocupam a área. Edições especiais, criadas para apresentação durante os anos de Salão do Automóvel de São Paulo também marcam presença.

Além disso,  marcam presença versões únicas construídas para celebrações e eventos da marca, como a Kombi Série Prata de 2005 e Série Ouro de 2007, o Gol Vintage, que celebrou os 30 anos de produção do Gol, veículos modificados como a Kombi Bombeiro, veículos preparados para pista como o “Golf GTI Competição” e o “Gol Endurance”, que quebrou o recorde de endurance na categoria em 2003, além de protótipos como o projeto BY e o VEMP que nunca chegaram às ruas.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar