Gambiarras no carrro: os “jeitinhos” que costumam acabar em problemões

O principal dever do motorista é cuidar da saúde do carro. Só que alguns problemas acabam aparecendo. Em casos assim, o recomendado é levar o veículo ao mecânico para fazer os reparos. Só que muitas pessoas acabam optando por soluções baratas ou fazem gambiarras no carro para resolver tais problemas. Isso pode ser uma má ideia.

Gambiarras no carro
Fazer gambiarras nos carro pode ser prejudicial (Foto: Pixabay.com)

Vejam exemplos de gambiarras no carro que você deve evitar e dicas para não correr riscos

Uso de água de torneira no radiador

Foto: Pixabay.com

O radiador é um dos componentes onde o uso de líquidos é essencial. Afinal, o aditivo irá ajudar a manter o local menos quente. Mas é importante entender que não dá para trocar o aditivo original por água de torneira. A explicação é simples: a água de torneira possui minerais e substâncias que podem trazer problemas. Um bom exemplo disso é o cálcio.

Este mineral pode atrapalhar a refrigeração ao calcificar algumas partes. Além disso, o água pode ter cloro. Por isso, o que os especialistas recomendam é o uso do aditivo próprio para o radiador. Este possui todas as combinações certas para o uso.

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Com relação ao tempo da troca, recomenda-se que o motorista faça a substituição a cada 30 mil km ou dois anos.

Pode fazer frisagem/riscagem dos pneus?

Gambiarras no carro
Foto: Pixabay.com

Conforme você já viu aqui Garagem360, os pneus estão entre os itens mais importantes do carro. Ou seja, temos que sempre estar verificando o estado deles. Quando o “prazo de validade” dos pneus chega, podemos perceber que os pneus estão carecas e mais frágeis. Aí chegamos a nossa dica: as pessoas devem evitar a frisagem/riscagem deles.

Este é um serviço bastante oferecido por borracharias. Neste caso, os mecânicos irão usar um equipamento para que seja feita a criação de novos sulcos da banda de rodagem. Isso pode ser até mais rápido e barato. Mas pode ser perigoso também. Afinal, ao criar os sulcos, a borracha do pneu ficará mais fina.

Sem falar que os pneus ficarão menos resistentes a impactos (eles podem furar) e menos eficientes em pistas molhadas. Neste caso, investir em pneus totalmente novos pode ser uma melhor saída.

Fusíveis automotivos

Gambiarras no carro
Foto: Pixabay.com

Você já ouviu falar em fusíveis automotivos? Estes componentes servem para fazer a proteção do sistema elétrico do veículo e o seu preço pode vir as ser bastante acessível. No entanto, há quem faça a substituição da peça por parafusos. Esta prática não é muito recomendada, visto que o risco de incêndio aumenta (os fios podem superaquecer).

Ainda é importante lembrar que cada fusível possui uma amperagem diferente. Ou seja, também não é recomendado o uso de amperagens maiores que as recomendadas pela fabricante do veículo. Os riscos são os mesmos da troca do fusível por um parafuso.

Suspensão

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Alguns carros saem de fábrica com a suspensão aumentada para ter uma desempenho melhor em estradas de terras e trilhas. Só que algumas pessoas acabam realizando este serviço em seus próprios carros. Em muitos casos, alterando o projeto original do veículo. Normalmente, um kit lift é usado nestas situações.

Mas é preciso fazer uma avaliação antes de qualquer coisa. Fazer este serviço pode afetar a estabilidade, por exemplo.  O consumo e as frenagens também podem ser prejudicados.

Som automotivo

Gambiarras no carro
Foto: Pixabay.com

Por fim, falaremos de outra ação bem comum. Com a evolução da tecnologia, muitos carros passaram a contar com centrais multimídias e outras tecnologias. Com isso, motoristas, cujos automóveis não possuem equipamentos deste tipo, passaram a investir na instalação destes equipamentos seus carros.

Mas é preciso ter certos cuidados. A má instalação pode comprometer o sistema elétrico do carro.

Uma dica é verificar a fiação do equipamento. Além disso, é recomendado que a potência dos alto-falantes e do sistema de som sejam equivalentes. Vale ressaltar que também a recomendada a instalação feita por profissionais.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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