Futuros modelos da Jaguar Land Rover poderão antever buracos na estrada
Ainda em fase, a tecnologia “Porthole Alert” prevenirá danos ao veículo e acidentes de trânsito
A Jaguar Land Rover está trabalhando no desenvolvimento de uma nova tecnologia de conectividade para permitir a um veículo identificar a localização e a gravidade de buracos, valetas e tampas de bueiros quebradas em vias públicas. Batizada de Porthole Alert” (na tradução, “Alerta de buracos”), quando concluída, ela irá ajudar o condutor a evitar as irregularidades.
Além de garantir mais segurança e menos gastos para os consumidores, o sistema em desenvolvimento permitirá que as autoridades sejam alertadas para, dessa forma, poderem realizar os devidos reparos com mais rapidez. Tais informações também poderão ser compartilhadas em tempo real com outros veículos. Assim, se um automóvel receber o aviso sobre buracos de grande proporção ou bueiros quebrados logo à frente, o motorista terá como evitá-los, impedindo quebras e acidentes.
“Ao mesmo tempo em que essa tecnologia oferece aos nossos clientes uma viagem mais segura e confortável, nós pensamos que há uma enorme oportunidade de compartilharmos as informações desses sensores para o benefício de outros usuários na estrada”, diz Mike Bell, diretor global de conectividade da montadora.
Próximos passos
A próxima etapa do projeto do Centro de Pesquisa Avançada da Jaguar Land Rover no Reino Unido é a instalação de nova tecnologia de sensor de superfície de estrada e câmera estéreo frontal digital no veículo de pesquisa Range Rover Evoque, que tem condução autônoma.
“Estamos pesquisando como podemos melhorar a medição e a precisão de detecção do buraco digitalizando a estrada à frente, de modo que o carro possa prever quão grave ele é antes do automóvel se aproximar dele”, afirma Bell.
A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover também irá trabalhar junto com o Conselho Municipal de Coventry, na Inglaterra, para entender como a informação do estado das vias poderão ser compartilhadas com as autoridades rodoviárias, e exatamente quais dados seriam mais úteis para suas equipes de manutenção.
Um dos passos subsequentes é investigar se uma câmera experimental da Jaguar Land Rover poderia fotografar a imagem do buraco ou do bueiro danificado e compartilhar sua localização com dispositivos GPS.
“Este é exatamente o tipo de informação que pode nos ajudar a identificar a causa do problema, priorizá-lo e entrar em contato com o responsável do bueiro ou da rede de esgoto para consertá-lo mais rapidamente”, conta a Rachel Lancaster, conselheira e membro do gabinete de serviços públicos na Câmara Municipal de Coventry.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.