Fusca elétrico? Novo hatch chinês terá o mesmo sucesso do modelo da VW?
Esse hatch chinês já está na pré-venda e surpreende pelos itens de conforto e segurança de última geração. Entenda!
O GWM Ora 03 foi apresentado no Festival Interlagos (21 a 23/11) e já teve algumas comparações com o Fusca. Ele tem linhas e faróis arredondados, características que lembram o modelo icônico da VW. Mas o hatch chinês pode alcançar o mesmo sucesso?
GWM Ora 3 – novo hatch chinês que lembra o Fusca
Ah, tem que ser muito generoso para comparar o Ora 03 com o Fusca! Não, apesar de serem carros projetados em épocas e estilos diferentes é possível ver algumas semelhanças.
O Fusca tem um design icônico que se tornou um clássico, enquanto o Ora 03 apresenta um design moderno, mas ao mesmo tempo com uma pegada “retrô”. Além disso, outros três pontos se destacam:
Formato
O VW Fusca tem uma forma distinta, muitas vezes descrita como “ovo” ou “feijão”. O mesmo pode ser dito do GWM Ora 03, mas em um estilo mais moderno.
Linhas
O VW Fusca é conhecido por suas curvas suaves e linhas arredondadas que suavemente se reúnem para criar a forma característica do carro. O Ora 03 tem linhas mais retas e agudas, criando uma aparência mais angular e moderna.
Detalhes
Ambos os carros apresentam detalhes distintos, o Ora 03 tem um frente futurista com faróis LED semelhantes a olhos. Estilo semelhante ao do Fusca, só que em estilo mais clássico, com detalhes em cromado e um logo da marca Volkswagen na grade.
GWM Ora 03 – desempenho e recursos de última geração
O GWM Ora 03 é o exemplo de como a indústria automotiva chinesa evoluiu. O BEV (carro elétrico à bateria em português) alia bom desempenho, design moderno, autonomia, bem como seus recursos tecnológicos de fazer inveja aos modelos à combustão.
O hatch chega em duas versões: BEV e GT BEV. A diferença entre os dois está na capacidade da bateria. No primeiro, a bateria é de 48 kWh e no modelo GT, de 63 kWh. De acordo com a marca, ambas podem ser carregadas de 10% a 80% em até 5h com carregadores de corrente alternada (AC) ou 50 minutos na contínua (DC).
Mas todas as versões terão o mesmo powertrain, com um motor elétrico de 171 cv de potência.
Confira também: 5 coisas que você PRECISA saber antes de comprar um carro elétrico
Lista de equipamentos de conforto e sofisticação
Entre os equipamentos de conforto e sofisticação presentes no modelo, estão:
- carroceria de aço de alta resistência;
- sete airbags;
- sistema AEB (Auto Emergency Breaking, ou Frenagem Autônoma de Emergência, em português) capaz de reconhecer pedestres e ciclistas e também o tráfego cruzado dianteiro e traseiro;
- sistema Easy-Entry, em que os bancos automaticamente ao abrir a porta, para oferecer espaço extra no acesso ao interior do veículo.
- bancos com massageador, aquecimento e ventilação;
- piloto automático inteligente com sistema Stop & Go;
- assistente ativo de ponto cego com aviso de abertura de portas;
- Full Parking Assist (ou Assistente de Estacionamento Automático, em português). O sistema detecta espaço suficiente e acelera e freia, de acordo com as necessidades para estacionar o carro;
- abertura e fechamento do porta-malas com sistema Free Hands, Sistema Smart Start (uma vez o carro aberto, ele detecta a presença humana e o carro já está pronto para sair);
- teto solar panorâmico;
- rodas esportivas de 18 polegadas;
- central multimídia com Apple Carplay e Google Android Auto;
- carregador por indução.
Além disso, o pacote de segurança ajuda o motorista, por exemplo: a conduzir o veículo sempre com o máximo de segurança, manter a velocidade adequada às condições de rodagem, mudar de faixa, parar se um obstáculo for detectado e manobrar o carro com facilidade a qualquer momento.
Pré-venda do hatch chinês já começou
O GMW Ora 03 já está na pré-venda pelo Mercado Livre com entrada de R$ 9 mil, mas ainda não há preço definido. De acordo com a marca, deve girar entre R$ 150 a 200 mil.
Quem quiser comprar um com preço de pré-lançamento, pode fazê-lo e voltar atrás até a entrega do veículo, bem como receber o dinheiro de volta.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.