Fusão entre FCA e Renault pode criar terceiro maior grupo do mundo

O grupo FCA, que engloba todas as marcas de Fiat e Chrysler, fez uma proposta de fusão à aliança Renault. De acordo com as informações, o novo grupo teria suas ações dividias igualmente entre as duas partes. Se o negócio for fechado, ele será o terceiro maior vendedor de carros no mundo, atrás apenas de Volkswagen e Toyota.

Fusão entre FCA e Renault

A Renault anunciou nesta segunda-feira (27) que irá se reunir para analisar a proposta. Porém, o martelo não deve ser batido imediatamente. A tendência é que as negociações demorem mais, principalmente por se tratar de duas gigantes automobilísticas.

Caso seja concretizado, a união entre americanos, italianos e franceses pode ser benéfica para todos. A marca da França pode ajudar o grupo ítalo-americano a desenvolver soluções elétricas, enquanto que a FCA pode ser uma importante parceira para o desenvolvimento de modelos 4×4.

Reencontro

Curiosamente, este casamento pode fazer com que a Jeep volte a pertencer ao mesmo grupo que a Renault. A história da marca começa nos anos 1940, quando a antiga Willys passa a fabricar o primeiro Jeep da história. No Brasil, a Willys-Overland se aproximou da Renault durante os anos 1960, lançando diversos modelos derivados da francesa, como o Gordini e o Interlagos.

LEIA MAIS: Cotado para o Brasil, Renault Arkana é lançado na Rússia

Saiba quais são os 15 carros mais econômicos do Brasil em 2019

Entretanto, a marca foi vendida, no mercado tupiniquim, para a Ford em 1967. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a Willys acabou nas mãos da AMC, marca que posteriormente foi vendida para a Renault, em 1979. Oito anos depois, em 1987, a Chrysler adquiriu a AMC e transformou o nome Jeep em marca, como permanece até os dias atuais.

Casamentos automotivos

Na galeria, confira quais são os atuais grupos automotivos.

 

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar