Furto de faróis de carro cresce no Brasil; saiba como evitar o crime
Os casos de furto de faróis de carro cresce no país. Automóveis de luxo são os mais procurados por criminosos para a prática.
Automóvel de luxo é alvo de ataques de criminosos que visam os faróis dos carros. Porsche é uma das marcas mais procuradas para o roubo; entenda os detalhes.
Furto de faróis de carros de luxo tem ganhado repercussão nas redes socais
Infelizmente, roubo e furto de automóveis no país chega a ser comum. Seja o automóvel inteiro, ou peças e objetos deixados no interior do veículo, as taxas de criminalidade que envolvem os modelos fazem parte do cotidiano, principalmente dos grandes centros urbanos.
No entanto, o método aplicado por bandidos e até mesmo o modelo, ou peça visada podem sofrer alterações com o tempo.
De forma mais recente, tem sido comum se deparar com relatos nas redes socais sobre o furto de faróis, principalmente dos carros de luxo. No entanto, engana-se quem acredita que a prática tem acontecido somente agora.
Como exemplo, em 2018, o ator e apresentador, Felipe Titto, comentou que seu Porsche foi um dos veículos que sofreu a tentativa de roubo.
Na época, ele contou a história ao TV Fama: Eu estava fazendo umas fotos para uma marca de relógios e na porta do estúdio eu comecei a ouvir um bafafá, uma galera falando alto e fui atrás, abri a porta do estúdio e tinha uns caras avisando que estavam mexendo no meu carro.”
“O meu carro estava no meio de dois carros. Olhei o vidro, olhei o teto do carro, que é conversível, e vi que não tinha nenhum rasgo, nada. Aí falei que não tinha nada. Foi quando eles mandaram eu olhar no farol, e tinha um trincado lá. Tentaram roubar meu farol”, conclui o relato.
O motivo dos furtos
O crescente número de casos que envolvem o furto dos faróis dos automóveis, sejam eles de carros mais populares ou de veículos de luxo, como o de Felipe Tittto, está diretamente relacionado com o maior aumento do nível de tecnologia embarcada no equipamento, bem como o alto valor agregado.
Para método de comparação o preço de um único farol de um Porsche Cayene pode ultrapassar os R$ 45 mil. O prejuízo é ainda maior caso o chicote também tenha sido danificado.
Tem como se prevenir?
Infelizmente, todos que possuem um automóvel estão suscetíveis de alguma forma a crimes de roubo e furto. No entanto, algumas práticas podem amenizar o percentual de vulnerabilidade.
Nos casos de furtos dos faróis o mais indicado é estacionar o modelo em locais com segurança reforçada, como estacionamentos com seguro para os veículos lá deixados.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.