Furada total? Novo Toyota Corolla tem lista extensa de reclamações, de pintura a atrasos
Furada total? Novo Toyota Corolla tem lista extensa de reclamações, de pintura a atrasos. Veja quais as principais queixas.
O Toyota Corolla chegou ao mercado brasileiro com a promessa de unir a robustez dos SUVs com a confiabilidade e o prestígio do nome Corolla. Com versões flex e híbrida, o modelo rapidamente caiu nas graças do brasileiro. Só no primeiro trimestre de 2025 foram mais de 16 mil unidades emplacadas.
Contudo, alguns clientes demonstram insatisfação com o SUV, com uma lista de reclamações que levantam questionamentos sobre a qualidade do produto e atendimento da marca em sites como o Reclame Aqui, Reddit, entre outras plataformas. Veja quais são as principais queixas no post.
Toyoto Corolla Cross não agrada tanto quanto o sedan
Problemas nos sensores
Talvez o principal problema enfrentado por muitos proprietários seja as falhas nos sensores. O modelo reconhecido por seu Toyota Safety Sense nem sempre é efetivo no básico: seus dois sensores dianteiros e quatro traseiros.
Os problemas nesses sensores podem variar desde falhas no sistema de estacionamento até o mau funcionamento do sistema de segurança. Alguns proprietários relatam problemas específicos como sensores de estacionamento que emitem alertas falsos ou atrasados.
“O primeiro conselho que dou a alguém que se dispõe a dirigir um Corolla Cross é: não confie nos sensores. Muito frequentemente eles não “apitam” diante de obstáculos ou apitam somente quando já se está próximo demais. Uma distração e lá se foi a sua pintura (ou a do veículo do vizinho)”, ressalta um proprietário no Reddit.
Pintura
A qualidade da pintura, para um carro que custa quase R$ 180 mil, deixa a desejar com reclamações constantes. As reclamações focam na qualidade da pintura, que segundos os proprietários e fina e pouco resistente.
Veja um relato tirados do Reclame Aqui:
“Comprei um Toyota Corolla Cross zero quilômetro com toda a expectativa de estar adquirindo um carro de qualidade, ainda mais por se tratar de uma marca conhecida pela confiabilidade. Mas bastou rodar apenas 500 km para começar a me decepcionar. Logo notei um barulho vindo da parte dianteira, o capô estava com folga, e, para minha surpresa, a pintura do porta-malas começou a sair.”
A Toyota respondeu que foi realizado o diagnóstico no veículo que confirmou os problemas e uma possível solução. Sobre o barulho, a causa é uma folga inadequada de fixação do para-choque traseiro.
Em mais uma queixa, outro proprietário do Corolla Cross reclama que, em menos de dois anos de compra, já retornou à concessionária diversas vezes por conta do descascamento da pintura do escapamento. A peça chegou a ser pintada três vezes, mas o problema persiste, sem a troca do componente.
“Barulhos estranhos”
Não foi só este proprietário que se estressou com ruídos. Outros reclamam de “barulhos estranhos” que não conseguem solucionar mesmo com a troca de peças.
O depoimento abaixo também retirado do “Reclame Aqui” mostra a insatisfação de um proprietário em não encontrar uma solução e a montadora afirma que o veículo está em excelentes condições:
“Já troquei coxim superior duas vezes, outra coisa barulho que tem não sei se é suspensão ou etc. […] Eles queriam me cobrar pelas presilhas do para-choque traseiro porque disse que estava com barulho. Disseram que isso era assim mesmo e garantia já cobria.
Acabei eu mesmo comprando presilhas fora muita mais em conta e reorganizei para-choque, mas eu estou insatisfeito com carro, e sem contar que ainda querem cobrar pelo diagnóstico para saber se problema de fábrica ou não”.
Até o momento da publicação desta matéria, a Toyota não havia respondido a reclamação.
Demora na entrega do Corolla Cross PCD
Já os consumidores que compraram o modelo por meio do programa PCD (Pessoa com Deficiência) enfrentam atrasos nas entregas. Prazos já extensos (entre 60 e 180 dias) não são cumpridos pela montadora, gerando períodos de espera superiores a seis meses.
Além disso, um chamado no “Reclame Aqui” relata cobrança indevida após o faturamento do veículo. Veja abaixo:
“Queria fazer uma reclamação sobre a Toyota do Brasil pela compra carro PCD Corolla Cross XR, cujo valor era R$ 129.000, mas depois veio a cobrança de R$ 137.000. Um absurdo! Cadê direito consumidor?”
Até o momento da publicação desta matéria, a Toyota não havia respondido a reclamação.
E você? O que acha de um carro desse preço com tantos problemas? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.