Tags

Notícias

Fundación Mapfre lança campanha de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Créditos: Foto: hernanpba via Visualhunt / CC BY-SA
19 setembro, 2017
Da Redação, com assessoria

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos mais de 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito e o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes decorrentes da imprudência. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas. Preocupada em contribuir com a redução desses índices, a Fundación Mapfre realiza a campanha Objetivo Zero, direcionada à diminuição do número de vítimas fatais em decorrência do trânsito.

LEIA MAIS: Saiba como escolher o pneu certo para seu SUV

Falta de manutenção é motivo de atendimentos nas estradas; entenda

A campanha leva para as ruas da capital paulista imagens de pedestres, ciclistas, motociclistas e automóveis sobrepostos a um relógio com a frase Em um segundo, sua vida pode ficar na lembrança”. A intenção é sensibilizar a todos sobre a importância da prática de hábitos seguros para a condução e a circulação de pessoas.

Em São Paulo, a iniciativa pretende impactar 13 milhões de pessoas com a mensagem, distribuída por bairros em diversas regiões da cidade – Centro, Campo Limpo, Pinheiros e na região da Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, na Zona Sul, em relógios de rua e painéis em pontos de ônibus, de forma a difundir mais amplamente essa informação.

Além do material de rua, a estratégia contempla peças digitais (banners) e ações como mensagens no serviço Spotify alertando pedestres sobre a importância de prestar atenção ao trânsito enquanto usa fones de ouvido e distribuição de caixas para pizza com alerta de segurança voltado aos motociclistas.

O tom da campanha leva o público a refletir sobre os dados apresentados e a compreender que a mudança de comportamento pode prevenir acidentes. A temática aborda condutores que usam celular ao volante, pedestres com fones de ouvido, ciclistas no meio do trânsito e motociclistas. Os estudos que basearam a idealização da campanha mostram que utilizar celular ao volante aumenta de 4 a 9 vezes o risco de colisões e que, todos os dias, 32 usuários de bicicletas são vítimas de eventos graves, muitas vezes decorrentes da falta de equipamentos de segurança e de sinalização adequada. Além disso, o uso de fones de ouvidos aumenta 40% o risco com pedestres. No caso dos motociclistas, quatro em cada cinco acidentados morrem por falta do capacete, equipamento que comprovadamente pode salvar vidas.

A campanha está alinhada ao pilar de Prevenção e Segurança Viária da Fundación Mapfre e foi lançada na Espanha em 2015 para conscientizar a população sobre medidas seguras no trânsito. A fundação mantém globalmente um compromisso com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para a redução no número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito. No Brasil, a iniciativa traz também o hotsite Objetivo Zero.

No Brasil, a instituição mantém o programa Na Pista Certa, uma iniciativa criada e promovida para introduzir o conceito de educação viária desde a infância. Em um espaço cenográfico que simula o trânsito de uma cidade, crianças de cinco a nove anos aprendem, brincando, as regras de sinalização e noções de cidadania. Outro programa mantido pela fundação, o Educação Viária é Vital, tem foco na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos com alunos de ensino fundamental e médio e destaca-se por ser uma ação que envolve uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária no entorno das escolas e de comunidades próximas. Esse programa incentiva a implementação de ações que tornem o trânsito mais seguro e eficiente. Há ainda uma plataforma de ensino à distância que facilita o intercâmbio de conhecimento e de experiências entre educadores e a equipe pedagógica responsável pela iniciativa.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.