Função de emergência do Waze permite solicitar ajuda via app; saiba como
Você pode não ter se dado conta disso, mas já há alguns anos existe a função de emergência do Waze: o recurso SOS. Mostramos como funciona.
Com a chegada do período de festas, verão e, consequentemente, das chuvas, muitos usuários saem para viajar e acabam precisando de ajuda nas estradas, seja por imprevistos com os veículos ou também por conta de desastres naturais. Você pode não ter se dado conta disso, mas há alguns anos já existe a função de emergência do Waze: o recurso SOS – que permite aos motoristas acionar órgãos públicos de emergência (bombeiros, polícia e Samu, entre outros), seguradoras e serviços profissionais de assistência, em caso de incidentes nas vias.
Saiba como funciona a função de emergência do Waze
A capacidade de trabalhar em colaboração nas vias é um dos principais aspectos da comunidade de usuários do Waze. Por isso, a função SOS conta também com a ajuda dos próprios usuários: ao relatar um incidente na via, o motorista pode pedir a ajuda de outro usuário do app.
Isso é possível marcando numas das opções para receber a assistência de alguém que esteja próximo: sem combustível, pneu furado, problema com bateria, problema médico ou outro.
“Promover uma direção que combina a melhor rota e mais segurança no trânsito é um dos objetivos do Waze. Percebemos que, muitas vezes, em caso de pane ou acidente, o condutor fica numa área de risco sem qualquer suporte, ou seja, é uma questão de segurança ter, nessas horas, um serviço de assistência emergencial rápido e no próprio aplicativo”, afirma Heloisa Pinho, gerente do Waze Brasil.
Para relatar um incidente no percurso ou buscar o ícone SOS, o usuário precisa tocar no ícone alaranjado do lado direito, no canto inferior da tela, e escolher o alerta apropriado para a situação. Em caso de situações climáticas, o caminho é perigo > clima > nevoeiro ou granizo ou alagamento ou gelo. É importante que os usuários reportem a situação para que outros motoristas sejam avisados.
Outra forma de descobrir sobre alagamentos, engarrafamentos e outros perigos é acompanhar o trânsito em tempo real no Live Map do Waze, que pode ser acessado em qualquer região do Brasil. No mapa, além de catástrofes, é possível conferir congestionamentos, obras e outras informações sobre o trânsito.
No Brasil, o Waze tem apresentado novidades para melhorar a experiência dos usuários, como vozes regionais nos comandos de navegação.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.