Foxconn apresenta carros elétricos de fazer inveja ao Tesla

Foxconn
O SUV Model C é um dos carros que serão feitas pela Foxconn (Foto: Divulgação/Foxconn)

Parece que as empresas de tecnologia começarão a entrar no negócio de produção de veículos. A Foxconn, por exemplo, é bastante conhecida por ser um fornecedor da Apple. Agora, ela apresentou três protótipos de veículos 100% eletrificados. Sendo que dois brigarão no mercado de carros elétricos e o terceiro se trata de um ônibus elétrico. E os planos da empresa incluem uma fábrica na América Latina.

Estes carros foram apresentados durante Hon Hai Tech Day, em Taiwan. Aliás, a fábrica da empresa fica neste mesmo País. De acordo com ela, a ideia é começar a vender estes veículos em 2023. E para vendê-los, foi feita uma parceria entre a Hon Hail (também conhecida como Foxconn) e a Yulon Motor para a criação da joint venture Foxtron. Será esta marca que ficará responsável pela venda dos veículos.

Foxconn
Foto: Lurenz Heymann/Unsplash.com

Foxconn apresenta carros elétricos; conheça!

E esforços para a produção dos veículos não faltam. Ela investiu na compra tanto de fornecedores quanto de espaço para construir suas fábricas (alinhas a produção 4.0). De acordo com o site Canal Tech, até o momento, já foi concretizada a compra de uma fábrica de peças da Macronix International e a fábrica da Lordstown Motors, nos Estados Unidos.

Aliás, de acordo com presidente do conselho de administração da Foxconn  existe a intenção de fabricar carros elétricos na Europa, na Índia e na América Latina.

Três veículos foram apresentados. Um deles é o Model C. A empresa conta que este foi o primeira a ser construído por meio da plataforma aberta de veículos elétricos da Hon Hai. Ele tem um porte médio e mede 4,64 metros de comprimento. Ele terá espaço para sete passageiros.

De acordo com a empresa, ele poderá acelerar até 100km/h em 3,8 segundos. Sua autonomia poderá ser de até 700 km (ciclo NEDC).

Foxconn
Model E (Foto: Divulgação/Foxconn)  – Foxconn carros elétricos

Outro modelo apresentado é o sedã acima. Ele será chamado de “Model E” e tem como principal destaque o design italiano. Seu visual chama bastante a atenção. Ainda mais pela faixa de luz ao centro da dianteira. No interior, destaque para a tecnologia embarcada. O espaço traseiro pode se transformar em um escritório. A Foxconn diz que ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e tem um alcance de 750 km.

Foxconn carros elétricos
Model T (Foto: Divulgação/Foxconn) – Foxconn carros elétricos

Outras formas de mobilidade também foram pensadas. Pensando nas soluções para o transporte público, a Foxtrom irá oferecer o interessante Model T. Seu design é uma mistura de linhas retas e um visual futurístico. A empresa diz que ele pode atingir uma velocidade máxima de 120 km/h. Um ponto positivo: sua bateria (de fosfato de ferro-lítio) pode suportar até 400 graus de temperatura. Já a autonomia será de 250 km.

Aproveite e confira: o Garagem360 esteve na 16 º edição do Veículo Elétrico Latino-Americano:

Xiaomi também vai entrar para este mercado

O mercado de carros elétricos está expandindo bastante. Hoje, já é possível ver bastante veículos deste tipos em várias partes do mundo. E várias empresas estão entrando neste setor. Até mesmo aquelas que fabricam outras coisas, como eletrônicos. Além da Foxconn, a gigante Xiaomi também.

Em entrevista à Reuters, seu presidente-executivo, Lei Ju, os veículos da empresa começarão a ser feitos a partir de 2024. Anteriormente, foi noticiado que ela iria investir em sua divisão de carros elétricos a quantia de US$ 10 bilhões. Ela será chamada de Xiaomi EV. Ou seja, dependendo da faixa de preços praticadas pela “Mi”, podemos ter um clássico do mundo dos smartphones no mercado de carros elétricos.

Com informações da agência Reuters

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar