Fortes chuvas no sudeste: 9 dicas para dirigir em condições perigosas
Confira as principais dicas para dirigir na chuva com segurança
As fortes chuvas no sudeste, sobretudo, no Rio de Janeiro têm deixado a população apreensiva, especialmente em relação ao trânsito. Por isso, o Garagem360 traz diversas dicas para que você aprenda como dirigir em ruas e estradas com trechos alagados. Tais medidas ajudam a evitar acidentes e danos irreversíveis no veículo. Acompanhe!
Como dirigir na chuva? Confira 9 dicas seguras!
1- Planeje sua rota
O primeiro passo é redobrar a atenção com o trecho a ser percorrido antes de iniciar a viagem, conforme explica Alexsandro Laures, especialista em mobilidade urbana do V1:
“Evite que a água ultrapasse o centro da roda. Caso isso ocorra, sugere-se buscar uma rota alternativa ou estacionar o carro em local seguro e aguardar., pois o risco de aquaplanagem é considerável. Esteja atento ao percurso, aos veículos ao redor e a possíveis obstáculos ou buracos.”, destaca.
2- Mantenha a atenção com a aquaplanagem
Um dos maiores receios dos motoristas durante as fortes chuvas é em relação a aquaplanagem. A preocupação é justificável porque esse fenômeno faz com que o condutor perca o controle da direção do automóvel.
Nessas situações, o especialista orienta que você retire o pé do acelerador sem pisar no freio e sem movimentar o volante. Isso deve ser feito até que os pneus tenham contato novamente com o solo.
Leia também: Molhar pedestre em dias de chuva pode lhe gerar problemas segundo o CTB
3- Mantenha uma distância maior do carro à frente
Essa dica vale, especialmente, para ruas alagadas. Assim, você evita acidentes e ganha mais tempo e espaço para fazer manobras emergenciais.
4- Pratique a direção defensiva
De acordo com o especialista em mobilidade urbana, em regiões onde há grande concentração de água, o motorista deve:
-
Manter a marcha reduzida com aceleração contínua
-
Priorizar a velocidade moderada
5- Aplique algumas medidas de segurança durante o percurso
Para evitar acidentes, o segredo é não acionar a embreagem ou mudar as marchas durante o percurso com ruas alagadas.
6- Opte pelos faróis baixo
Isso facilita a visualização do carro por outros condutores e pedestres.
7- Nunca ligue o pisca-alerta
Laures explica que esse tipo de comportamento pode confundir outros motoristas, segundo ele:
“Os condutores podem acreditar que o carro está parado, aumentando as chances de colisões.”, orienta.
8- Agende uma revisão do veículo
Se você enfrentou uma tempestade ou alagamento, lembre-se de agendar uma revisão do carro. Dessa forma, você garante que os componentes elétricos não foram danificados ou oxidados.
9- Abandone o carro se for preciso
Em algumas situações, o nível de água sobe em um ritmo muito rápido. Se isso acontecer com você durante fortes chuvas, o Corpo de Bombeiros recomenda abandonar o veículo e buscar abrigo. Sobretudo se o nível da água alcançar a linha da porta.
Qual é a melhor maneira de dirigir na chuva?
O motorista deve dirigir com a rotação acima do normal. Assim, o carro anda na velocidade ideal para o cenário da via, aumentando sua tração, bem como a sua estabilidade.
É seguro ficar no carro na chuva?
Sim. Contudo, é preciso deixar os vidros fechados e não entrar em contato com as partes metálicas do automóvel. Caso contrário, você aumenta as chances de causar um curta-circuito.
Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o Garagem360 para saber outras orientações que aumentam a sua segurança na pista e nas estradas do país.
Confira também: Os cuidados que você deve ter com os pneus do seu carro em época de chuva