Formigão: conheça a versão brasileira e mais antiga da Tesla Cybertruck

Você já ouviu falar no Formigão? Conheça a versão brasileira e mais antiga da Tesla Cybertruck que chegou ao mercado na década de 1970.

Enquanto o mundo aguardava ansiosamente a chegada da futurista e angular Tesla Cybertruck, o Brasil já possuía sua própria versão robusta e utilitária, com uma história que se iniciou lá na década de 1970.

O Formigão, longe do hype tecnológico e do design futurista, oferecia uma solução de transporte funcional e resistente muito antes de Elon Musk sequer sonhar com picapes elétricas de aço inoxidável.

Quem foi o Formigão – versão brasileira e mais antiga da Tesla Cybertruck

O Formigão nasceu da visão de Paulo Renha, um engenheiro e inventor do interior de São Paulo. 

Tudo começou quando o jovem estudante de engenharia, que havia sofrido um acidente de motocicleta, queria desenvolver um veículo mais seguro. Foi então que concebeu um veículo “metade moto e metade carro”, uma novidade no país. 

Surgiu aí um projeto de triciclo com motor de Fusca 1300. No começo,  Antônio queria desenvolver apenas duas unidades. Uma para ele e outra para o amigo Roberto Campanella, que ajudou no desenvolvimento. Em 1973 os dois triciclos já estavam prontos.

Conheça a picape Formigão - Foto: Reprodução
Conheça a picape Formigão – Foto: Reprodução

 

Mas Renha não parou por aí. Depois de se formar ingressou na fábrica Norma Escapamentos. Victor Sztern, dono da empresa, gostou do triciclo e propôs a produção em série, que só chegou ao mercado em 1975 por problemas para sua homologação. 

O modelo era uma beleza, com seu garfo longo, corpo curto, chassi tubular com carenagem de fibra de vidro. O motor era o da Brasilia 1600.

A concepção do Formigão

Pouco depois, Renha fundou sua própria fábrica, a Renha e decidiu construir também um automóvel. A ideia não era seguir os exemplos da época, mas sim criar um veículos para trabalho e lazer.

Diferente da Cybertruck de Elon Musk, que se destaca por sua carroceria de aço inoxidável, o Formigão do Renha apresentava uma estrutura tubular simples, coberta por painéis de fibra de vidro e metal, priorizando a leveza e durabilidade. 

Formigão - Foto: Reprodução
Formigão – Foto: Reprodução

 

Os materiais foram determinantes para uma estrutura simples, porém eficiente, com apenas 756 quilos e capacidade de carga de 650 quilos. Era um design simples, e ao mesmo tempo, sofisticado para a época. 

O Formigão não se limitava ao transporte de cargas. Sua versatilidade era um dos seus maiores trunfos. Com diferentes configurações da carroceria – aberta, fechada tipo furgão e até adaptada para ambulância. 

O chassi e mecânica eram da Volkswagen, com o motor traseiro refrigerado a ar, como o Fusca. Mas Renha teve dificuldades com a ventoinha em pé e teve que fazer adaptações na caçamba, comprometendo a capacidade de carga.

Fábrica Renha - Foto: Reprodução
Fábrica Renha – Foto: Reprodução

Quanto custava o Formigão?

O Formigão era um veículo barato para a época:Cr$ 135.578 na versão de luxo – o dobro do preço de um Fusca 1300 zero-quilômetro e quase o preço da Ford F-100 de Cr$ 136.412.

O preço elevado e outras opções mais baratas não deixaram o Formigão se popularizar.

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Quem venderia mais hoje? Formigão ou Tesla Cybertruck? Responda nos comentários!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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