Ford vai precisar pagar multa milionária para o Procon-SP

O câmbio Powershift segue sendo uma fonte de problemas para a Ford. A empresa acabou sendo multada pelo Procon-SP por conta dos defeitos

O câmbio Powershift segue sendo uma fonte de problemas para a Ford. A empresa acabou sendo multada pelo Procon-SP por conta dos defeitos apresentados pela transmissão que equipou os modelos da marca por alguns anos no Brasil.

Ford é multada pelo Procon-SP

De acordo com a decisão, a Ford vai precisar desembolsar R$ 10.546.442,48 por conta desses problemas. Segundo o Procon-SP, a empresa colocou um produto no mercado com vício oculto, que é um defeito de fabricação que se manifesta após um determinado tempo de uso. Como o problema não foi resolvido pela fabricante, na visão do Procon, isso acabou ferindo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o que gerou a multa.

O órgão de defesa do consumidor também encontrou outro problema. Além das diversas reclamações feitas por proprietários dos veículos Ford Focus, Ford Fiesta e Ford EcoSport, todos de 2013 a 2016, houve um suposto tratamento diferenciado da fabricante com os clientes brasileiros. O Procon afirma que soube de um acordo que a Ford propôs ao clientes americanos para encerrar um processo que havia sido aberto pelos proprietários dos veículos vendidos com o Powershift nos EUA.

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No entanto, ao questionar a fabricante se a mesma atitude seria realizada no Brasil, a empresa comentou que o acordo era válido para o país norte-americano, excluindo os clientes brasileiros. “O Brasil tem instituições fortes e uma legislação muito bem construída na defesa e proteção do consumidor, então não adianta querer dar um tratamento aqui no Brasil diferenciado para pior em relação ao que dá em outros países do mundo”, afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Esse tratamento diferenciado para o Brasil e as reclamações não atendidas sobre o problema na transmissão foram cruciais para que o órgão de defesa do consumidor optasse pela aplicação da multa, pois entende que houve uma infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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