Ford usa smartphones para facilitar serviço em fábricas

Empresa criou aplicativo para funcionários do setor de controle de qualidade

A Ford aproveitou a popularização dos recursos de smartphones para criar um aplicativo para Android, que está sendo usado em uma de suas fábricas. Com um dispositivo preso ao pulso, os funcionários do controle de qualidade conseguem fazer o trabalho instantaneamente e com mais praticidade. O sistema substitui tarefas que antes eram feitas por meio de registros de papéis e em computadores de mesa. Além disso, o software evita que os empregados andem mais de um quilômetro por dia.

O projeto piloto foi implementado na unidade de Valência, na Espanha, onde a produção anual chega a 400 mil veículos. A planta é uma das mais flexíveis e modernas da Ford. O sucesso foi tão grande que o sistema deve ser levado para outros centros da montadora americana.

“A capacidade de verificar qualquer aspecto da qualidade e especificação de um veículo na tela do smartphone ajuda a garantir altos níveis de qualidade do produto e melhora os processos de produção”, explica Linda Cash, vice-presidente de Manufatura da Ford Europa.

Segundo a montadora, o processo ajuda a reduzir o erro humano em 7% e também reduz em sete segundos o tempo de cada inspeção. Por meio da tecnologia Bluetooth, os dispositivos identificam os requisitos de inspeção de qualidade de cada veículo. Os dados são exibidos na tela e podem ser aprovados pelos membros da equipe.

“A tecnologia móvel inteligente ajuda cada vez mais a organizar nossas vidas e pensei que poderíamos usá-la para melhorar o processo de produção. A resposta dos trabalhadores foi muito positiva e estamos estudando outras áreas onde podemos implantar a inovação digital”, complementa Ramón Garcia, gerente de produção da fábrica de Valência.

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar