Ford usa realidade aumentada para manutenção automotiva; entenda

A montadora norte-americana está investindo em tecnologia de realidade aumentada e suporte aprimorado aos técnicos automotivos da rede global de revendedores Ford, entenda o caso.

Ford usa a tecnologia de realidade aumentada em serviços de manutenção, entenda
Ford usa a tecnologia de realidade aumentada em serviços de manutenção, entenda (Foto: Divulgação)

Ford aplica realidade aumentada em serviços de manutenção automotiva

A Ford Motor Company está investindo em tecnologia de realidade aumentada da TeamViewer, fornecedora de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho. Trata-se do Frontline, tecnologia para assistência de Realidade Aumentada (RA) e suporte aprimorado aos técnicos automotivos da rede global de revendedores Ford por meio do programa “See What I See” (“Veja o Que Vejo”, em português).

O novo serviço é oferecido pelo Centro de Assistência Técnica da montadora, formado por uma equipe centralizada de diagnóstico e solução de problemas que pode ser acionada por meio de telefone ou portal para prestação de suporte em tempo real a todos os técnicos das revendedoras Ford e Lincoln que identificam e realizam reparos em veículos de clientes em qualquer parte do mundo.

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Graças ao programa “See What I See”, os especialistas são capazes de iniciar uma sessão remota de Realidade Aumentada com o TeamViewer Frontline usando smart glasses RealWear e facilmente visualizar e compartilhar exatamente o que o técnico de reparo está observando no automóvel.

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A partir daí, os profissionais conseguem adicionar anotações à tela e compartilhar documentação complementar diretamente na linha de visão dos mecânicos, bem como ampliar, partilhar imagens, gravar a sessão e até mesmo ligar lanternas remotamente.

“Minha equipe de profissionais diagnostica alguns dos problemas mais complexos dos veículos, mas era comum ouvir deles que seria muito mais fácil resolver as situações com mais precisão e rapidez se pudessem visualizar o que o técnico de reparo está relatando, ou o que está fazendo, ou ainda como está concluindo um teste”, afirma Bryan Jenkins, Gerente de Operações dos Trens de Força da TAC. “Uma imagem vale mais que mil palavras, e por vezes nem todas as explicações verbais são suficientes. Nós realmente precisávamos enxergar em tempo real o que poderia estar acontecendo com o automóvel nas oficinas de reparo.”

Ford usa a tecnologia de realidade aumentada em serviços de manutenção, entenda
O serviço é usado por mais de 400 revendedores (Foto: Divulgação)

Programa é usado por mais de 400 revendedores

Ainda segundo o gerente de operações, o programa da Ford já é utilizado por mais de 400 revendedores nos Estados Unidos, México, África do Sul, Tailândia, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Atualmente, a Ford está promovendo o novo programa de suporte em toda a sua rede de 3,1 mil revendedores com base nos EUA, com uma resposta cada vez mais positiva.

Na perspectiva do técnico de reparo dentro das concessionárias, ele apenas liga seus óculos inteligentes e aceita uma chamada de vídeo, então é como se meus especialistas estivessem com ele no local, lado a lado, para ajudar a resolver o problema.

“Estamos muito entusiasmados em adicionar a Ford à nossa crescente lista de clientes com visão de futuro e que vem usufruindo cada vez mais da tecnologia de Realidade Aumentada para aprimorar seus negócios”, pontua Patty Nagle, Presidente da TeamViewer Américas. “A maioria dos trabalhadores em todo o mundo não se senta em frente a uma mesa. O nosso objetivo é capacitar esses profissionais da linha de frente com soluções guiadas de RA para que possam desempenhar seu trabalho de forma mais aprimorada por meio da digitalização e simplificação de processos.”

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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