Ford testa Fusion autônomo em pistas totalmente escuras

Objetivo é mostrar que, mesmo sem câmeras que dependem de luz, os sensores Ford LiDAR são capazes de conduzir o carro tão bem quanto na luz do dia

A Ford testou o Fusion Hybrid em pistas escuras do campo de provas do Arizona, nos Estados Unidos. Em vídeo, a montadora mostra a prova de direção cega, um desenvolvimento importante para demonstrar que, mesmo sem câmeras que dependem de luz, os sensores Ford LiDAR, junto com o software de direção virtual, são capazes de conduzir o veículo em estradas cheias de curvas.

Segundo a Administração Nacional de Segurança do Trânsito norte-americana, o índice de fatalidade de ocupantes de veículos no período noturno é três vezes maior que durante o dia, o que revela a dificuldade dos motoristas em dirigir no escuro. O modelo autônomo da Ford conta com três tipos de sensores (radar, câmeras e LiDAR), e o ideal é que todos estejam funcionando.

Para rodar sem luz, os carros autônomos da Ford usam mapas 3D de alta resolução, complementados por marcações na pista e informações da geografia, topografia e referências locais como placas, prédios e árvores. Além disso, utiliza usa o sensor LiDAR para se localizar no mapa em tempo real, combinados com os dados do radar.

No teste no deserto, os engenheiros da montadora usaram óculos de visão noturna para monitorar o Fusion por dentro e por fora. A ferramenta permitiu observar o funcionamento do sensor na forma de raios laser infravermelhos projetados em volta do automóvel durante o trajeto – eles geram 2,8 milhões de pulsos de laser por segundo para fazer uma varredura precisa do ambiente.

“Dentro do carro eu sentia que ele se movia, mas quando olhei pela janela só via escuridão”, descreve Wayne Williams, pesquisador e engenheiro da Ford. “Quando viajei no banco de trás, monitorei o avanço do carro em tempo real pelo computador. Com certeza, ele se comportou de forma precisa na pista cheia de curvas”, garante.

Depois de mais de uma década de pesquisas com autônomos, a marca busca a direção totalmente autônoma, definida pela SAE International como Nível 4, que não requer a intervenção de um motorista para assumir o controle. Este ano, a montadora pretende triplicar a sua frota de modelos de teste, com cerca de 30 Fusion Hybrid rodando pelas ruas da Califórnia, do Arizona e de Michigan, nos Estados Unidos.

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