Ford saí do Brasil; entenda os motivos da saída da montadora e como afeta a indústria automotiva

Com a pandemia de Covid-19, a Ford saí do Brasil e como isso resultará futuramente nas vendas dos modelos da Ford? Entenda tudo aqui.

Uma das notícias que saíram do meio automobilístico e afetou toda a população brasileira, sendo uma das mais comentadas na internet durante semanas foi que a Ford saí do Brasil, deixando as pessoas com a dúvida de qual foi o motivo da saída da montadora!

A decisão foi anunciada no dia 11 de janeiro por meio de um comunicado a imprensa, as principais justificativas reveladas no comunicado para a saída foram a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia do Covid-19.

A Ford revela que os principais motivos para a saída do Brasil foram a continuidade da economia desfavorável e os efeitos da pandemia do Covid (Imagem: Exame / Divulgação)

Motivos da Ford ter saído do Brasil

Devido a essa decisão 3 concessionárias foram fechadas, uma em São Paulo, outra em Taubaté e Camaçari, 2 foram fechadas imediatamente enquanto a última continuará em funcionamento até o quarto trimestre de 2021, nisso mais de 5 mil pessoas perderam o emprego, o número pode chegar aos 12 mil se considerarmos os trabalhos informais.

Os carros da Ford serão importados de unidades sediadas na Argentina e Uruguai, acrescentando que os clientes brasileiros continuarão tendo suporte, assistência e garantia, porém, os especialistas preveem uma desvalorização dos veículos descontinuados e faltas de peças para esses modelos.

Ao todo três concessionarias foram fechadas no Brasil (Imagem: Exame / Divulgação)

Porém, em uma carta as concessionarias obtidas pela Globo a montadora comenta que os negócios no Brasil estavam em queda e estavam recebendo auxilio de caixa da matriz nos Estados Unidos para se manterem o que acabou se tornando insustentável.

Segundo os dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) no ano passado a Ford ficou em quinto lugar no ranking das maiores montadores do Brasil, ficando atrás da General Motors, Volkswagen, da Fiat e da Hyundai. Queda essa que vem acontecendo desde 2016 quando a marca começou a perder espaço para as montadoras asiáticas.

Algo que vai se agravara ainda mais já que a Ford saí do Brasil e isso dificultará  a produção de seus veículos no país.

A saída da Ford resultou na perda de 5 mil empregos diretos e 12 mil indiretos (Imagem: Veja / Divulgação)

Segundo a Fenabrave a popularidade da Ford no Brasil só caia, no ano passado ela ficou em 5 no ranking das grandes concessionarias (Imagem: Diário do Nordeste / Divulgação)

Em uma carta divulgada pelo Globo a Ford revela que a matriz estava intervindo nas filias do Brasil o que estava se tornando insustentável (Imagem: Maranhão Hoje / Divulgação)

Escrito por

Rogério Júnior

wpDiscuz
Sair da versão mobile