Ford Ranger XL 2022: tudo sobre a versão de entrada da picape
Disponível tanto com cabine simples, quanto com cabine dupla, a Ford Ranger XL possui um bom pacote de equipamentos de segurança
Se tratando de comerciais leves e caminhões, a Ford é uma das primeiras marcas que vem na cabeça de muitos brasileiros. Atualmente, o principal produto da marca é a picape Ranger. Com preços a partir de R$ 170.190, você pode encontrar a versão de entrada XL. Disponível tanto com cabine simples, quanto com cabine dupla, o veículo tenta encarar as líderes do mercado e oferece um bom pacote de segurança.
Ford Ranger XL 2022
Atualmente, a picape fabricada da argentina está sendo vendida por aqui em seis versões. A mais simples está custando R$ 170.190 na configuração que tem espaço para dois passageiros. Já a versão que adiciona espaço para mais três passageiros custa R$ 178.890.
E ela possui um design um pouco mais discreto das outras. Sua parte dianteira traz uma grade na cor preta. O mesmo acontece com os para-choques dianteiros e traseiros, capa dos retrovisores externos, grade do para-lama, maçanetas externas e moldura do farol de neblina dianteiro.
Terceira picape média mais vendida do mercado, a Ford Ranger XL é um carro que você pode usar tanto para rodar na cidade, quanto para o trabalho duro. Se você escolher a versão com cabine simples, por exemplo, levará um carro que tem uma caçamba que tem capacidade para 1.420 litros. Já a cabine dupla se destaca pelo espaço interno. Sua distância entre-eixos é de 3.220 mm.
Motorização e Consumo
O motor oferecido é o 2.2 Duratorq com injeção direta de combustível. Ele pode gerar uma potência máxima de 160 cv e torque de 385 Nm. Um dos seus pontos negativos é o desempenho. Ele pode atingir a velocidade máxima de 164 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 15 segundos. Seu câmbio é o manual de cinco velocidades.
Por outro lado, ela pode ser a mais econômica entre todas as suas concorrentes. Segundo dados do Inmetro, a Ford Ranger XL pode fazer 10,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
Segurança
Graças ao sistema AdvanceTrac e a tração 4×4, o carro é perfeito para ser pilotado por pistas íngremes e trilhas. O pacote vem com controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampas, controle automático em decidas, sistema anticapotamento, assistência em frenagem de emergência e entre outros.
Seguindo a mesma linha da segurança, ele ainda oferece 3 airbags e freios ABS com EBD.
Conforto
Do mesmo modo que o carro traz um bom conteúdo pensando para manter o veículo seguro, a Ford Ranger XL também vem um bom pacote de equipamentos pensados no conforto de todos que estão dentro da cabine.
Ele vem de série com ar-condicionado, volante com ajuste de altura, descansa braço integrado ao console central, luz de cortesia, luz de leitura, porta-copos, tapetes de borracha, dois alto-falantes, chave tipo canivete, comandos de voz com funções de áudio e telefone, computador de bordo, Bluetooth, USB, Radio AM/FM, roda de aço estampado de 16″, pneu 255/70 R16, vidros e travas elétricas e tampa traseira com assistente de abertura e fechamento.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.