Ford Ranger mostra que é nota 5 em segurança pelo Latin NCAP
A Ford Ranger recebeu cinco estrelas no Latin NCAP, destacando-se em segurança, inovação e desempenho na categoria de picapes
Produzida na Argentina, a nova Ford Ranger atingiu a nota máxima no Latin NCAP, reforçando seu padrão de segurança e tecnologia.
Ford Ranger nota 5 em segurança
A Ford Ranger, produzida na Argentina para o mercado brasileiro e sul-americano, conquistou cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe), realizados segundo os novos e mais rígidos protocolos da entidade.
A avaliação contemplou:
- Impacto frontal
- Impacto lateral
- Impacto lateral de poste
- Chicotada cervical (whiplash)
- Proteção de pedestres
- Controle eletrônico de estabilidade
- Sistema de frenagem de emergência urbana, interurbana e voltada para usuários vulneráveis das vias
- Sistemas de manutenção em faixa
- Assistência à velocidade
- Detecção de ponto cego
Veja o vídeo abaixo:
Equipada de série com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade, a picape registrou 93,11% de proteção para o ocupante adulto, 89,80% para o ocupante infantil, 74,77% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 92,01% em assistência à segurança.
“A Ford Ranger foi desenvolvida para redefinir o segmento, com soluções inovadoras de engenharia, e o resultado do Latin NCAP reforça a superioridade dos seus atributos. Estamos muito felizes em oferecer aos nossos clientes uma picape com a nota máxima em segurança no protocolo mais rigoroso em vigor”, diz Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul.
Padrão de qualidade
A nova geração da Ford Ranger introduziu tecnologias exclusivas e redefiniu o padrão das picapes médias.
Seu alto nível de segurança tem início na estrutura do chassi, construída em aço especial, com novas longarinas, travessas e reforços que elevam em 30% a resistência a torções.
A Ranger foi pioneira no segmento ao disponibilizar avançados recursos de assistência ao motorista, compostos por cinco câmeras, três radares, sete antenas e 22 sensores ultrassônicos e especiais.
O modelo também se destaca pelo desempenho dos motores 3.0 V6 e 2.2, pela dinâmica veicular dentro e fora de estrada, além de experiências aprimoradas ao consumidor, incluindo conectividade avançada e atualizações over-the-air.
Todas essas inovações contribuíram para o sucesso da picape, que encerrará o ano de 2024 com um recorde de vendas superior a 30.000 unidades, um crescimento de quase 60% em comparação com o ano anterior.
Testes de impacto
No teste de impacto frontal, a Ranger apresentou estrutura e área dos pés estáveis, proteção adequada para o tórax do adulto, proteção completa no impacto lateral, proteção adequada para o tórax e o abdômen no impacto lateral contra poste, além de proteção total para as crianças nos impactos frontal e lateral.
A proteção contra chicotada cervical para o pescoço do adulto foi considerada marginal.
A proteção para pedestres mostrou, em sua maioria, níveis adequados a bons para a cabeça, embora a borda dianteira do capô tenha apresentado proteção deficiente.
A proteção da parte superior da perna teve áreas de proteção insuficiente e a proteção da parte inferior da perna exibiu zonas de proteção marginal.
O sistema de frenagem de emergência funcionou de forma eficaz, atendendo aos requisitos de disponibilidade em uso urbano e interurbano, atingindo pontuação máxima para usuários vulneráveis da estrada.
O sistema de suporte em faixa está disponível, porém, por não ser ativado como padrão e ter sido reconfigurado, não pôde ser considerado na pontuação. Já os sistemas de detecção de ponto cego e assistência à velocidade tiveram bom desempenho.
O modelo foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante, e o resultado é válido para unidades a partir do VIN: AFAFR6CB0SP137990.
“Parabéns à Ford por ingressar no seleto grupo de picapes médias cinco estrelas do Latin NCAP sob um protocolo mais exigente. Normalmente, as melhorias voluntárias surgem em reação às classificações do Latin NCAP, evidenciando mais uma vez o efeito catalisador dos testes e das informações independentes fornecidas aos consumidores”, concluiu Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.